Resposta ao post “Congressos Odontológicos: Mitos e verdades!"
25/02/14 17:00Após a publicação do texto “Congressos odontológicos: Alguns mitos e verdades“, no último dia 04 de fevereiro (clique aqui para ler), a diretoria da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) entrou em contato solicitando direito de resposta. Nós prontamente atendemos ao pedido, acreditando que esse blog tem como uma das missões discutir os caminhos da saúde e da odontologia.
Resposta ao post “Congressos Odontológicos: Mitos e verdades!, veiculado no Blog “Abra a boca!
A APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas vem, respeitosamente, por meio deste espaço cedido pelo blog “Abra a boca”, expressar sua indignação com o post “Congressos Odontológicos: Mitos e verdades!”, assinado por Fábio Bibancos, em 04 de fevereiro de 2014, que, entre outros comentários infelizes e alguns falsos, afirmou: “Ah! Aqui vai mais uma verdade: A ganância de quem organiza…”
Os comentários do colunista beiram a hipocrisia. Como bem sabemos, hoje em dia é cada vez mais difícil ocorrerem reuniões, congressos e simpósios de Odontologia pelo mundo. Os custos de organização de tais eventos aumentaram consideravelmente e repercutem na participação das empresas, na participação de ministradores e nas inscrições dos profissionais, tornando praticamente impossível a participação de todos os interessados na permanente atualização do diagnóstico, atendimento e técnicas de tratamento e atualidades do mercado.
A tudo isto, há que se somar os gastos derivados das viagens, hotelaria, manutenção dos congressistas participantes etc., que repercutem, em muitas ocasiões, na indústria odontológica, como suporte cada vez mais habitual da formação continuada dos cirurgiões- dentistas, acadêmicos, bem como TPDs, ASBs, protéticos e outros profissionais ligados à área odontológica.
Chegar mais próximo do profissional de Odontologia é uma das expectativas mais esperadas de quem organiza o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). Se conseguirmos proporcionar aos participantes a possibilidade de se atualizarem profissionalmente com investimento baixo, abastecer seu consultório com aquilo de mais atual no mundo com um preço abaixo do mercado ou simplesmente ter a oportunidade de rever técnicas e conhecimentos antigos, a missão estará cumprida.
A 32ª edição do CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, realizada de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014, dentro do Centro de Convenções e Exposições Expo Center Norte, com transporte gratuito de diversos pontos estratégicos da cidade de São Paulo, tornou-se uma realidade para profissionais da área, empresas, ministradores, acadêmicos, que veem no CIOSP uma oportunidade única de atualização, de negócio, entretenimento, networking, com acesso gratuito, e tendo como característica principal o ato voluntário, seja na adesão ou na própria participação.
Em uma área total de 19.467 m², divididos entre área comercial e institucional, tivemos um total de 335 ministradores, que promoveram 155 atividades científicas, com mais de 300 horas/aula durante os quatro dias de evento.
Além disso, foram 105.446 mil congressistas inscritos, sendo 71.916 Cirurgiões-Dentistas, que participaram de palestras, cursos e simpósios, e circularam durante os quatro dias de evento pelos corredores dos três pavilhões do Expo Center Norte, ocupados pela 17ª Feira Internacional de Odontologia de São Paulo (FIOSP).
A participação de países estrangeiros é crescente e este ano tivemos representantes e/ou ministradores dos E.U.A., Alemanha, Índia, França, Paquistão, Canadá, Itália, Suíça, Colômbia, Inglaterra, Holanda, Costa Rica, Argentina, Chile, Espanha, Japão, Suécia, Rússia, Bolívia, Bangladesh, Equador, Paraguai, Peru, México, Egito, Portugal, Uruguai, Reino Unido, Panamá, Líbano, Cuba, Polônia, Venezuela, Afeganistão, Taiwan, Guatemala, Honduras, Angola, Moçambique, República Dominicana, Irã, El Salvador, Israel, Porto Rico, Turquia, República Tcheca, Nigéria, Coréia, Arábia Saudita, Hungria, Dinamarca, Nicarágua, Gana e Cabo Verde, mostrando uma internacionalização do Congresso.
O 32° CIOSP também foi palco da Rodada Internacional de Negócios, realizada pela ABIMO em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em um estande no Expo Center Norte. A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Atualmente, a Apex-Brasil apoia mais de 12 mil empresas de 83 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o País.
A Rodada de Negócios é uma ação estratégica do projeto Brazilian Health Devices, que trabalha para promover a indústria brasileira médica e odontológica internacionalmente e fomentar as exportações do setor. A ação teve como objetivo promover as exportações da indústria brasileira de equipamentos odontológicos por meio da aproximação entre empresas nacionais e estrangeiras interessadas em adquirir produtos brasileiros. Desta edição participaram compradores de 13 países: Austrália, Chile, Colômbia, Croácia, Espanha, EUA, Índia, Jordânia, Peru, Rússia, Suécia, Turquia e Venezuela.
Ao fim do evento, o resultado foi quase 300 mil dólares fechados durante as reuniões. A expectativa de geração de negócios futuros para os próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados pelas empresas, é de US$ 4.888.000.
Para ilustrar com mais um exemplo real e não “achismos” e opiniões pessoais acerca da importância do CIOSP, que já faz parte do roteiro oficial da Cidade de São Paulo, esta última edição, sediou, pela primeira vez, o II Encontro do Programa Brasil Sorridente, promovido pelo Ministério da Saúde através da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, que abriu as comemorações dos 10 anos deste programa, com a participação de profissionais da rede pública de municípios de todos os estados do Brasil. O encontro teve como objetivo reunir diversos profissionais envolvidos na construção da Política Pública de Saúde Bucal, como gestores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Cirurgiões-Dentistas especialistas que atuam nos CEOs, visando interação, discussão, avaliação dos protocolos das práticas clínicas, e gestão das equipes de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família, e dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária, com foco nas ações desenvolvidas na atenção especializada, pautando-se na busca da efetivação da integralidade na atenção à saúde bucal.
O encontro foi direcionado exclusivamente para profissionais de toda a rede pública e com inscrições gratuitas para Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Prótese Dentária, Técnicos em Prótese Dentária, Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica, dos Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs e Hospitais, Gerentes de CEOs, Coordenadores Municipais e Estaduais de Saúde Bucal e gestores de serviços de saúde.
Sob o temário-geral “Unidos pelo sucesso da Odontologia”, o 32º CIOSP teve como objetivo destacar os diversos segmentos que contribuem diretamente para o exercício e crescimento da Odontologia, como as indústrias do setor odontológico, que contribuem com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, facilitando e dando cada vez mais qualidade ao trabalho dos profissionais; o ensino e a pesquisa, que proporcionam o conhecimento técnico-científico; a biossegurança, que sintetiza um conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção dos profissionais e pacientes, e que minimizam os riscos de acidentes de trabalho; as profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB), Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Prótese Dentária (TPD), que constituem a equipe multiprofissional que participa ativamente do sucesso do tratamento odontológico; e os programas governamentais, que ampliam o mercado de trabalho e garantem a assistência odontológica à população.
É importante ressaltar que o CIOSP é organizado e promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), uma entidade de classe com mais de 100 anos de história, tradição e credibilidade, que ocupa lugar de destaque no cenário da Odontologia mundial. Está representada em todo o Estado de São Paulo, por meio de suas 89 Regionais e 12 Núcleos, somando mais de 40 mil associados.
A atualização e o aperfeiçoamento profissional e científico de alto nível sempre foi um dos grandes objetivos da entidade. Não é à toa que possui a Escola de Aperfeiçoamento Profissional, com 60 anos dedicados ao ensino continuado em Odontologia, e sedia um dos maiores congressos do mundo, o CIOSP, realizado há mais de 50 anos.
O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – CIOSP, considerado um dos melhores e mais importantes da área no mundo, surgiu em 1957 como 1º Congresso Odontológico Paulista, idealizado pela APCD para reunir profissionais e instituições do setor. Depois, passou a ser chamado de Congresso Paulista de Odontologia. A partir de 1970, começou a ser realizado bienalmente, sem interrupção e, cada vez mais, com maior adesão da classe odontológica. Em 2001, por causa do tamanho sucesso, tradição e repercussão em níveis nacional e internacional, a entidade tornou o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) anual. Hoje, é um dos eventos mais respeitados pela Odontologia mundial, que se supera a cada ano em qualidade e recorde de público.
Desde o início, o CIOSP tem proporcionado um encontro profissional e científico da mais alta qualidade. Em 2007, o Congressão – como é chamado carinhosamente pelos congressistas – chegou a sua 25ª edição, e comemorou seu Jubileu de Ouro, com 50 anos de história e sucesso. Em 2011, para comemorar 100 anos de história, a APCD trouxe uma proposta inovadora: o grande Congresso Internacional de Odontologia do Centenário, com o temário “Agregar para Crescer”. Em 2013, a entidade inovou mais uma vez e promoveu o CIOSP 2013 – I Congresso Interdisciplinar da APCD, com a apresentação de uma grade científica diferente de tudo o que já foi visto, ao agrupar as especialidades odontológicas em módulos científicos afins, para que o congressista pudesse escolher qual atividade gostaria de participar, de acordo com seu enfoque profissional, sem esquecer-se da abordagem interdisciplinar através de atividades arrojadas que permitem uma maior toca de experiências e discussão de ideias. Para 2014, o CIOSP continuou apostando neste modelo inovador e de tamanho sucesso de programação científica, e trouxe ainda mais elementos diferentes para proporcionar um evento único a cada congressista. Um deles foi o pacote chamado de “Módulo Imersão”, no qual o congressista pode adquirir um módulo completo de cursos (de três a quatro), por um valor único, com descontos que só o CIOSP oferece.
Tamanha tradição e qualidade são frutos de muito trabalho e dedicação de profissionais e Cirurgiões-Dentistas voluntários que fazem o evento. O CIOSP, como o maior congresso de Odontologia do mundo, tem o objetivo de atualizar seus participantes, promover um congraçamento único, a troca de experiências, o desenvolvimento do senso crítico dos especialistas e, ainda, oferece uma feira comercial que se posiciona entre as quatro que geram o maior volume de negócios em nível internacional.
É a APCD participando efetivamente do sucesso da Odontologia brasileira e internacional, com foco na atualização e aperfeiçoamento profissional, por meio dos eventos e cursos que promove com muito profissionalismo e reconhecimento do mercado odontológico, do meio acadêmico/científico e de todos os Cirurgiões-Dentistas.
Temos certeza que o 32° CIOSP conquistou seu objetivo junto ao Cirurgião-Dentista: aprimorar o seu networking, o ajudar a evoluir profissionalmente e, principalmente, a obter muito, muito sucesso. Felizmente, a maioria que estava ali realmente fez e faz jus ao temário escolhido para a edição: Todos unidos pelo sucesso da Odontologia!
Diretoria da APCD
O direito de resposta foi dado, mas e a resposta?
Eu li o texto do Bibancos e achei os comentários muito próximos dos fatos. O que foi feito não é uma critica depreciativa ao congresso ou aos seus organizadores. Ali foram colocados alguns pontos que demonstram que as mudanças necessárias para a odontologia chegam também aos conclaves de atualização. Todos nossos congressos são mercantilizados.Sem entrar no mérito se é bom ou ruim, algo precisa ser feito para que o interesse de atualização seja despertado. A odontologia precisa de novos modelos para tudo..
Vou deixar aqui minha opiniao contraria da maioria aqui…. voces nao pagam a apcd? Eu pago ha mais de 15 anos e pelo menos alguns beneficios como o congresso , cursos na eap sao feitos para nossa classe… Imagine se nao existisse nada disso o que seria?? Fui ao congresso este ano e assisti a 6 cursos ao longo dos 3 dias que pude ir… Todos os cursos estavam quase lotados e achei todos muito bons pois sempre se aprende alguma coisa nova.. Sentado ao meu lado conheci uma dentista que veio da Argentina especialista em implantes… ela estava gostando dos cursos e do congresso , me disse que participa de outros congressos nos EUA e Europa e que aqui esta do mesmo nivel…Aproveitei para fazer amizade com ela e trocar e-mail…Na feira encontrei varias promocoes de produtos e tambem produtos que sao dificeis encontrar em uma so dental…Pra mim valeu a pena nao so pelos cursos como pela integracao com pessoas de outros paises assim como a feira…Reencontrei varios colegas do tempo de faculdade….Logicamente nem tudo sao “flores” e precisa melhorar muito em varios aspectos como praca de alimentacao, estacionamento caro (principalmente porque fui 3 dias)… Pra mim o congresso esta de parabens visto a dificuldade e grandiosidade do evento
Cursos de alto nível ??? Onde???? O direito de resposta foi direito a propaganda da APCD.
Todos os anos o CIOSP diferenciava os Profissionais Cirurgiões Dentistas dos Estudantes e técnicos. Porque esse ano isso não existiu??? Acho que agora a conta fecha, nesses números apresentados pela APCD…
rsrs Li tudo, inclusive os comentários, unânimes, sobre a pouca importância do Congressão. Quem sabe eles voltem a fazer a cada dois, ou melhor, três anos. E assim ter uma maior importância científica e tecnológica, que como bem dito pelo Bibancos, é impossível de se apresentar anualmente. Fica a dica, APCD. Cansamos desse congressão!
Qdo a APCD inicia seu direito de resposta com a citação “organizadores Gananciosos” o mínimo que se esperava no direito de resposta seria uma prestação de contas pra desmentir esta afirmação. Qto ao restante do entediante texto somente serviu para fazer propaganda. Direito de resposta devia ser usado para dar resposta e não para se auto promover. Cobre pela inserção desta propaganda em seu blog Dr. Fabio!
Direito de resposta! rsrrss
Só por curiosidade fui ver a pagina da APCD sobre Projetos Sociais….. e olha o que eu encontrei…..
• Aguarde mais informações sobre os Projetos Sociais da APCD.
NADA!!! Parabéns, VAI TRABALHAR APCD!!!!
Isso não é direito de resposta é propaganda e das chatas!
Aproveitaram para fazer uma propaganda, que dó não conseguiu espaço na Folha para divulgar o congresso teve que apelar né!
Até no direito de resposta eles enrolam… Totalmente desorganizado, todos reclamando, dentista mesmo não estava lá, muitos funcionários públicos dispensados para ganhar o dia de trabalho, por BRINDES! Ridículo!
Que seca este relatório do CIOSP!!!! Fui passando os olhos nos números à espera da resposta e… NADA!
E a resposta ao post?
Estive lá, participei de palestras e nao vi nenhuma novidade ou preços atrativos que justificassem este evento.
Calor insuportavel, preços alimentos, estacionamento, etc,altos e filas… Filas para tudo! Pra comer, entrar, pegar cracha…
Todos juntos para o sucesso da odontologia! O debate sempre é salutar, podemos esperar o 33o. para 2015 ou 2016?
Olha, estibe no CIOSP e tudo que vi foram dentistas mendigando por pastas de dente e reclamando do preço do salgado… os temas do curso nada são além do básico que qualquer destista deva saber (como escolher a cor da resina, por exemplo). Tudo muito triste… metade dos dentistas não tem competência para exercer essa profissão
Durante o CIOSP havia uma empresa de implantes fazendo negócio envolvendo uma quantidade de implantes de outras marcas para dar descontos em suas vendas… nada contra quem usa a marca, são bons implantes, mas essa prática como vedete no congresso indica que estamos no caminho certo?
Como empresa participante, gostaria q voltasse a ser a cada dois anos como era antes, sdds daquela época… aí sim se criava uma verdadeira expectativa para o evento.
Essa resposta é simplesmente uma vergonha!!!!! Não sou dentista mas sinto um constrangimento enorme. Quer justificar o injustificável????… Estive trabalhando no CIOSP e apesar dos dados apresentados, vi e conversei com profissionais ou participantes que nem sabiam o quê ou o porquê de estarem ali. Penso realmente que, apesar dos números apresentados, a APCD e os seus responsáveis poderiam rever o modelo. Não seria melhor usar esse espaço de resposta para apresentar de forma clara e objetiva novas propostas???? #ficaadica
Ok, muito bla bla bla na resposta da APCD, mas tb dizer que a opiniao do Dr. Bibancos sao “mitos e verdades” eh demais, sao so opinioes. abs
Quem lê essa resposta-bíblia pode acreditar que o CIOSP é tipo Conferência da ONU. Só que não.
Não entendi a resposta ao post, tudo que vi foi a propaganda da APCD e do CIOSP, poderiam ao menos responder porque o ar condicionado pifava todo dia às 17 horas, ou porque um mega evento desse não tinha internet disponível.
esse direito de resposta virou uma forma de falar da “grandiosidade” do congresso na Folha , e não contra argumentar sobre o texto publicado, para que mesmo?!?!?
li e ainda ficou a duvida, cade a resposta ?
ou eu não entendi o texto ?
Mesmo depois do texto citado acima em defesa dos ” Mitos e verdades!”, continuo concordando com o post do Bibancos.
Eu também estava no CIOSP e não concordo com várias justificativas que foram apresentadas pela defesa.
Que preguiça… dormi no meio do texto… Alguem resume?
KKKKKKK
Oportunidade dos dentistas aprimorar seus conhecimentos?? Tão atrativo que vi (nos DIAS QUE ESTIVE LA…)as filas de brindes incomparavelmente maiores do que a dos cursos…sei la…
Vejo páginas de propaganda e nenhuma resposta das questões colocadas no Blog Abra Boca.
Não sabia que a ciência tinha avançado tanto assim, pelo que vocês colocam os dentistas estão todos os anos criando diversos artigos e publicações, sobre a área, que mudam a odontologia, não vejo mudanças que justifiquem um Congresso dessa proporção ou a importância de participar do mesmo. Vocês poderiam falar quais são essas grandes mudanças?Se pediram direito de resposta é porque sabem quais são as mudanças, então respondam as questões que foram feitas no blog.
Já que vocês fazem questão de se colocarem enquanto organizadores do Congresso, poderiam explicar, porque passamos tanto calor durante todos os dias do Congresso e porque todo dia o ar condicionado parava de funcionar?
Se a maioria das pessoas não vão para ganhar brindes do Congresso, porque grande parte dessas pessoas, só participava das palestras se ganhassem brindes?
Concordo, Cadê a resposta? O que vi foi apenas uma falação daquilo que boa parte já sabia.
Direito de resposta? Sério mesmo? Ninguém pode discordar das diretrizes da APCD que tem “tamanha tradição e qualidade” ?
No texto eles falam que receberam mais de 71mil congressistas. Eu estive lá (os 4 dias), onde estavam essas pessoas????
Recebi 2 crachás, não fui ao CIOSP. Devem ter contado com meu CRO 2 vezes.
Creio que o “direito de resposta” virou, simplesmente, propaganda da tal associação. Afinal, em nenhum momento os argumentos do post original foram citados ou rebatidos (a não ser no primeiro parágrafo). Depois: pra que um texto desse tamanho?! Ser mais objetivo me ajudaria a entender aonde eles queriam chegar!