Congressos odontológicos: Alguns mitos e verdades
04/02/14 20:37De ressaca do último CIOSP, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, e perplexo com as coisas que vi e ouvi, fiquei pensando: o que faz milhares de pessoas, neste caso dentistas e profissionais da área, irem anualmente a um centro de convenções lá na casa do chapéu e ficarem por quatro dias vendo palestras e estandes?
Desta minha reflexão de final de semana, levantei alguns mitos e verdades desse universo à parte que são os congressos.
Mito 1
Atualização Profissional. “Eu vou porque quero me atualizar das coisas que estão acontecendo na área”.
Desculpe, caro colega. Mas não existem publicações ou artigos suficientes que justifiquem que os congressos de grande porte aconteçam anualmente. Não vejo nada (nem revisões sistemáticas atualizadas) que proponha uma mudança de paradigma e atendimento na área. Nossos professores, pesquisadores e cientistas não conseguem desenvolver e validar uma nova técnica em 12 meses.
Além disso, o congresso não propõe espaços para discussões de verdade. E para piorar, não oferece sequer internet aos participantes (todos os congressos internacionais do mundo oferecem internet aos participantes… O mundo se conecta por ela).
Mito 2
Lançamentos comerciais das empresas. “Adoro ver as novidades do mercado”.
Novidades? Qual? As empresas, mesmo aquelas mais desesperadas por vendas, não têm sequer uma embalagem nova para mostrar. Simplesmente não há tempo hábil para desenvolver novos produtos testados e aprovados em menos de um ano.
Mesmo assim, elas (coitadas!) são quase obrigadas a participar. Afinal, não o fazer pega mal. Parece que eles não estão bem das pernas. Ou não ligam para o público. No fim, acabam pagando um custo muito alto para um retorno que… sei lá! E ninguém consegue romper com esse modelo falido, apresentar uma outra maneira de se relacionar com os dentistas.
Mito 3
Compras. “Aproveito essa época para comprar material mais barato”.
Essa é uma meia verdade. Hoje você pode comprar mais barato apresentando orçamentos e negociando por telefone e internet. E isso sem pagar 33 reais no estacionamento, sem arrastar sacolas pelos corredores lotados e sem ser queimado vivo no calor de 38 graus que apontava o termômetro (neste último CIOSP, o ar condicionado pifava todos os dias, às 17h, e ninguém sabia resolver).
Mito 4
Turminha. “Venho encontrar velhos amigos e colegas”.
Todos os colegas com mais de 10 anos de profissão sabem que para se atualizar é preciso fazer cursos menores, ao longo do ano, e em assuntos específicos. Portanto, ninguém que já está estabelecido, que consegue pagar o aluguel e as contas do mês, passará quatro dias ali dentro.
Quem vai então? A verdade.
Aqueles que têm interesses comerciais (isso me inclui); os que vão em busca de brindes (milhares) e os que vem pra farra (antigamente era mais animado, mas enfim…).
Agora, por que os grandes congressos acontecem anualmente e não a cada dois anos? Jura que precisamos mesmo de um deste todo ano?
Ah! Aqui vai mais uma verdade:
A ganância de quem organiza…
Gente,
se o autor do texto acha o CIOSP uma porcaria e faz questão de gritar isso aos 4 cantos, porque sera que:
1- ele fez questão de ir ao Congresso?
2- colocou os dentistas da sua tdb para angariar mais voluntarios no CIOSP 2014?
3-a tdb sempre teve stand nas edições anteriores e ele sempre falou bem e agora que não conseguiram o stand o CIOSP virou uma porcaria?
Fabio Bibancos, vc é um mascarado!
Dê as caras Dr Fabio!
Apareça para se manisfetar diante de tanta rejeição que vc despertou nos colegiões dentistas , representantes comerciais, organizadores do Ciosp, enfim toda a classe odontológica!
Ah! Me esquecí, vc se considera uma celebridade e detesta críticas apesar de saber criticar muito bem!
Quanta arrogância Dr Fabio!
Vc realmente se acho uma estrela de maior grandeza para sair falando tanta bobagem!
Só pra começar, deveria ser mais respeitoso porque a zona norte de São Paulo não é “a casa do chapéu”como vc se referiu!
Ah! É que vc, como bom playboyzinho que é, deve morar na zona sul!
Amigos Cirurgiões-dentistas,
Não fiquem tristes com o Fábio!
Ele só falou um monte de verdades de um jeitinho informal…
Em parte ou totalmente, qualquer cirurgião-dentista do Brasil concorda com Ele!
Eu sinceramente, concordo com tudo… só mudaria algumas palavras!
Parabéns Fábio pelo desabafo!
É Dr Fabio…
vc disse o que queria da forma que queria, sem nem sequer pensar em honrar a profissão que escolheu! Podia ter dado a sua opinião de uma forma mais elegante e menos desrespeitosa!
Agora, vai ter que pedir pra sua turminha do bem mandar comentários pra te defender porque a grande maioria dos colegas da odontologia se sentiram muito desrespeitados e estão te odiando, cara!
Fala sério Fabio! Vc mandou muito mal com esse seu artigo! Mandou mal com toda a classe odontológica! Nos desrespeitou! Nas midias sociais estão bombando comentários de milhares de colegas que não gostaram dessa sua atitude arrogante!
É isso que dá beber todas e sair por aí de ressaca falando o que dá na telha!
Agora aguenta, meu filho!
Sr Fabio Bibancos:
O sr deveria se envergonhar por ter falado tanta besteira num espaço que seria tão útil para valorizar a Odontologia! Vergonhosa atitude!
Acredito que o sr deve ter se arrependido pois tamanha bobeira deve ter ocorrido em função da sua ressaca, como o sr mesmo afirmou!
Outra parte deve ter sido em função do seu despeito por não ter conseguido um stand para a sua Ong como nos outros anos!
Nos outros anos não houve criticas, não é mesmo?!
Seja mais coerente Dr Fabio!
As pessoas tem o péssimo hábito de se manisfestar sem propriedades e sem conhecimento. Se o Dr. Fabio Bibancos tem uma crítica a fazer sobre o CIOSP tenho certeza que a mesma seria muito bem aceita se fosse criteriosamente baseada em argumentos reais, concretos e coerentes. Antes de usar um veículo como o que usou e expor sua opnião deveria avaliar e pesquisar com mais prioridade antes de sair escrevedo. Lendo esta matéria como dentista a 10 anos formada, e ex voluntaria do CIOSP ( por isso tenho embasamento em avaliar as questoes pelo DR. levantadas) chego a uma conclusão: Parabéns Dr. Fabio Bibancos em chamar mais de 50 mil de colegas de profissão de idiotas e burros por frequentar o Ciosp este ano… parabéns por desprezar todos os colegas voluntários que organizaram este evento em outras 31 ediçoes… parabéns pela sua ética profissional! Use sim este veículo de comunicação com críticas CONSTRUTIVAS e some a sua classe…conhecendo um pouquinho da Apcd e comissões organizadoras do Ciosp tenho certeza que sua contribuição seria muito bem vinda! Aproveito a oportunidade a parabenizar a todos o dentistas VOLUNTÁRIOS, que deixaram suas clínicas e famílias para contribuir a sua classe…Parabéns pelo lindo evento!]
È Fabio,a inveja doi,e corroe.Muitos não suportam o brilho da ESTRELA do outro.uns vão te odiá e outros te amar.Segue em frente.
Ernane:
Estrela? Que estrela? Ninguém está aqui para falar de ego, ou de celebridade não!
Caso vc não tenha compreendido, o que cabe aqui á a discussão sobre a infeliz materia publicada na Folha de São Paulo pelo Sr Fábio Bibancos.
Se ele queria propor melhorias para o CIOSP, o maior congress odontológico do Brasil, que ele o fizesse de umas outra forma:
* num veículo apropriado (jornal ou site odontológico e não num veículo para a população leiga).
*que ele utilizasse um linguajar menos irônico e grosseiro.
*que ele repensasse um pouquinho para não desrespeitar as empresas mantenedoras da sua ONG.
*que ele respeitasse os 50 mil colegas de profissão que compareceram ao evento para se atualizar sim!
*que ele respeitasse a comissão organizadora do CIOSP que sempre lhe abriu as portas para a TDB.
Que attitude lamentável a dele… e a sua também!
O evento CIOSP é um dos maiores eventos odontologicos do mundo e seu amior mérito é ser organizado desde a sua primeira edição por DENTISTAS… e isso é maravilhoso! O fato dele ser anual ou não, enquanto houver público e empresas patrocinadoras por que não? Lutem sim pela melhoria na Grade Cientifica, incluam os brindes na pasta, solicitem mudanças a Organizadora, mas o direito de ter um evento anual ou bianual que para alguns possam arrecadar comercialmente o lucro com a venda de produtos não é a preoculpacao doa dentistas dedicadoa da organização!
Quem fala!!!!!faz-me rir o que andas a dizer!
Fábio, análise interessante. Pelo jeito alguns raivosos discordaram mas acredito que muitos concordam com sua opinião. O CIOSP, quer gostem ou não, virou um feirão. Como o Caproni insiste em replicar: “ver filas quilométricas de Dentistas para pegar brindes”é no mínimo constrangedor.
concordo como dr rubio o dr flavio foi muito infeliz ele quer só aparecer.
Fábio, você desrespeita muita gente com suas colocações, a citar:
– Seus colegas de profissão, que vão sim para se atualizar, afinal, por mais que não surjam mudanças de paradigmas em um intervalo de 12 meses, nem todos tem a cabeça tão grande e capaz de conhecer e entender todos os paradigmas que já foram discutidos pela ciência. Muitos de seus colegas frequentam congressos até para ter a oportunidade de rever técnicas e conhecimentos antigos e bem fixados na mente.
– Os patrocinadores do projeto que te fez famoso: Sim, estavam lá, como Oral B e Dental Cremer. Gostaria muito que essas empresas publicassem suas opiniões sobre o congresso, se é importante ter esse contato direto com os cirurgiões-dentistas… E também publicassem uma resposta ao seu texto dirigido a tantos leitores da Folha.
O congresso anual ficou menos científico por que a feira ganhou importância? Vá apenas aos cursos, ora. O que ocorre é que as empresas oferecem cursos patrocinados de forma muito mais prática e direta no dia-a-dia do dentista, e assim esses cursos competem com a grade oficial, nem sempre lotada.
Fábio, cure-se da ressaca e reveja sua participação no evento de 2015, não gosta, não vá…
Fabio,
Ficou somente uma dúvida. …
Por que no seu caso é interesse comercial, como dito no texto; e no caso da organizadora é ganância?
A propósito, mais de 50 mil profissionais passaram pelo CIOSP. Deve haver motivo para isso e, certamente, não são os brindes.
Estamos num ambiente democrático assim como é o CIOSP, e como foi dito aqui vai quem quer.
Eu participo desde quando era acadêmico e vou rever amigos e colegas, meus ex mestres, ex- alunos, conheci pessoalmente alguns colegas que só pelo facebook trocávamos mensagens.Troquei informações com expositores, me diverti, curti um rock, tomei cervejinha com uma turma bacana, então é isso. Portanto colega Bibancos, não acho a ORAL B a melhor escova, assim como pasta COLGATE milagrosa e os fios e fitas dentais mágicos, não tenho minha pessoa vinculada a ninguém ou algum produto.
Não compactuo com ONGS que se unem a convênios e exploram colegas, e também não acho ético a divulgação de que fez ou deixar de fazer, os médicos não tem esta postura. Eu atendo pessoas que são indicadas de uma comunidade e não cobro 1 centavo e tudo gratuíto, e nem por isso fico divulgando ou comentando. Não preciso e nem quero, e no meu consultório particular,
ninguém sabe quantas pessoas atendi, o que fiz,quem é etc.. Tenho a seguinte filosofia: FAZER O BEM, SEM VER A QUEM E SEM DIVULGAÇÃO; não preciso e nem quero.
boa tarde
Esse modelo realmente já deu o que tinha que dar.
Essa foi a minha primeira ida ao CIOSP e fiquei frustado com as pessoas que ficavam em filas imensas em busca de brindes. As salas mais lotadas de cursos eram as que ofereciam algo em troca. O pior é que a primeira impressão é a que fica. Muito triste!!!
O formato do Congresso esta muito desgastado, precisa ser mudado com urgência!!
Prezado Colega Dr Fabio:
Acabo de ler o seu artigo e realmente nao consigo entender o que faz um dentista utilizar um jornal de grande credibilidade e grande veiculacao para falar contra a odontologia. Acho sua atitude lamentavel! Acredito que os profissionais que assim como voce e eu escolheram a Odontologia como profissao, deveriam zelar por torna-la valorizada diante do publico leigo que le jornais. Se para voce um congresso odontologico 1 vez a cada 365 dias e perda de tempo, simplesmente nao va! O que eu ainda estou tentando entender e o porque voce, conhecido fundador da Turma do Bem, instituicao que promove caridade atraves do trabalho gratuito de colegas cirugioes dentistas, ou seja, caridade com chapeu alheio, se acha o CIOSP tao ruim assim, utiliza a estrutura e oportunidade para colocar seus pupilos dentistas voluntarios para trabalhar angariando mais e mais voluntarios ? Aproveito ainda a oportunidade para questionar sobre as grandiosissimas festas oferecidas aos coordenadores da sua turma de Dentistas do Bem, regadas a muita bebida e jantares chiquerrimos. Para que serve tudo isso?
Prezada Dra Virginia. Apontar as falhas de um congresso não é falar “contra a odontologia”. Acho que você não soube interpretar o texto.
E é com debate junto a sociedade que as classes e áreas se desenvolvem. Afinal, a odontologia não é servir a população? E vamos deixar a população de fora desta discussão, porque “deveriam zelar por torna-la valorizada diante do publico leigo”. Pera lá. Pelo amor de Deus.
Você gosta do CIOSP? Bom, pra você. Agora, quem não gosta tem que ficar quieto? Não pode nem usar o PROPRIO espaço para dar a sua opinião?
Para tudo né….
Sr Nascimento:
O Sr certamente está muito equivocado. Se o Dr Fabio Bibancos pretendia fazer uma critica construtiva para colaborar para que o CIOSP fosse de uma outra forma, ele deveria ter feito isso num jornal ou site da classe odontológica e não na Folha de São Paulo. Eu, assim como muuuitos outros cirurgiões dentistas, acredito que da maneira com que foi feito, ele expos a odontologia bem como os colegas de uma forma pejorativa perante a população leiga que nada tem a ver com o CIOSP.
Acredito ainda que ele é no mínimo é uma pessoa sem a menor ética pois não teve sequer respeito pelos mantenedores (Oral B, Dental Cremer, entre outros) da ONG que o tornou “famoso”. Isso sem contar com a falta de respeito com o seu linguajar irônico. Não gosta do CIOSP, não vá! Simples assim! E vc, Sr Nascimento, quem é vc? O advogado de defesa do Dr Bibancos? Deve ser! Ou então deve ser como ele, mais um dos fanfarrões que ficaram de ressaca e não gostaram do congresso porque beberam todas no ônibus- boate que a dita ONG alugou para os coordenadores da dita “Turma do Bem”. Será que essa turma é realmente do bem????????????? Conheço muuuuitos dentistas que detestaram mais essa attitude do excêntrico Dr Bibancos e que já sairam ou sairão da TDB porque estão cientes de que essa ONG não é tão do bem !
Cara Dra. Virginia, sou voluntario no projeto dentistas do bem a 4 anos, não sou o que a Sra. chama de “chapéu alheio”; alias assim como eu existem quase 15 mil profissionais voluntários e que não são alheios as necessidades de jovens desassistidos; unidos por esta causa e coordenados pela Turma do Bem, honrosamente fundada, presidida e conduzida pelo Dr. Fabio Bibancos voluntariamente, que conta hoje com aproximadamente 35 funcionários que trabalham exaustiva e dedicadamente por esta causa. Podemos sim mudar a percepção da sociedade com a causa odontológica e lutamos pela valorização dos profissionais de odontologia, o que significa que em algumas vezes precisamos criticar situações amargas como tem sido os Ciosp’s. Quanto aos “ jantares chiquérrimos regados a muita bebida”, não me parece que a Sra tenha conhecimento de outros eventos como o próprio Ciosp que tem coquetéis de abertura, encerramento etc…. me parece mais uma colocação capciosa de quem desconhece de fato os mecanismos de funcionamento da OSCIP Turma do Bem. Visite-os e inteire-se do trabalho deles (nosso!), talvez pudéssemos usar esta plataforma para debates mais relevantes.
Luiz:
Eu tenho conhecimento do que digo sim.
Acho a causa nobre e muito válida (não questionei isso em nenhum momento!) mas definitivamente não concordo com a esbanjação das festas das quais participam inúmeros coordenadores (talvez vc não saiba disso porque não é coordenador e portanto não é convidado à participar!).
Em relação as festas de abertura, encerramento e etc que acontecem no CIOSP, elas são todas pagas pelos participantes caso os mesmos optem por participar e não por uma OSCIP! Entendeu a diferença?
Cara Dra Virginia,
as festas promocionais e os eventos da OSCIP são bancadas por empresas parceiras , em verbas especificas para cada evento, não saem de forma alguma do orçamento da OSCIP, e para esclarecer sou sim coordenador a 4 anos, sou um dos coordenadores de São Paulo-Capital. O evento anual da OSCIP, reune os coordenadores das regiões com melhores resultados sociais em um ciclo de atualizações e discussões de trabalho que ajudam e motivam as melhorias em cada região representada. Reitero o convite para conhecer os numeros da OSCIP, senão pelo site , pessoalmente, tenho absoluta certeza que sera bem recebida pelo pessoal da comunicação.
Realmente congressos são a maquina de dinheiro… mas quem ganha a fatia maior do bolo é quem organiza… porq as empresas não investem em relacionamento com os clientes (dentistas)?
Dr.Bibancos, trabalhei 27 anos na Oral_B, participei de mais ou menos 700 eventos no Brasil e Exterior, realmente os eventos no passado eram melhores e mais objetivos, seja na área cientifica e comercial, sua visão dentro de uma ética profissional esta corretíssima, parabéns pelo vosso trabalho e comentário! Abraços! Boni.
É uma verdadeira feira de vaidades…
Falou tudo. É isso mesmo.
Concordo com você, quando me formei, aproximadamente 30 anos, era bianual e muito mais científico. Ah, e as festas eram bem mais animadas.
Parabéns pelo seu trabalho.
Meu interesse foi o II Encontro do Brasil Sorridente, voltado para troca de experiências dos profissionais que atuam na rede CEO.
Discussões muito interessantes a respeito do que se faz para a imensa maioria da população brasileira em termos de saúde bucal secundaria no sus.
No próximo CIOSP, em se mantendo esse congresso do Brasil Sorridente, dá uma passada lá e veja o que alguns colegas fazem pelo Brasil na área de saúde bucal, tenho certeza que você ira se surpreender.
Por essas e outras que fizemos um churrascão no dia do congresso…Só pra encontrar os amigos!!
tem a questão do … se eu não faço todo ano vai que alguem faz e fica melhor ( o que não é dificil) e eu perco minha ‘boquinha” de venda de espaços para estandes….
Vergonhoso… As pessoas só participavam das palestras quando ganhavam brindes…
Esta na hora de mudar esses congressos, quem sabe assim os colegas mudam!