Congressos odontológicos: Alguns mitos e verdades
04/02/14 20:37De ressaca do último CIOSP, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, e perplexo com as coisas que vi e ouvi, fiquei pensando: o que faz milhares de pessoas, neste caso dentistas e profissionais da área, irem anualmente a um centro de convenções lá na casa do chapéu e ficarem por quatro dias vendo palestras e estandes?
Desta minha reflexão de final de semana, levantei alguns mitos e verdades desse universo à parte que são os congressos.
Mito 1
Atualização Profissional. “Eu vou porque quero me atualizar das coisas que estão acontecendo na área”.
Desculpe, caro colega. Mas não existem publicações ou artigos suficientes que justifiquem que os congressos de grande porte aconteçam anualmente. Não vejo nada (nem revisões sistemáticas atualizadas) que proponha uma mudança de paradigma e atendimento na área. Nossos professores, pesquisadores e cientistas não conseguem desenvolver e validar uma nova técnica em 12 meses.
Além disso, o congresso não propõe espaços para discussões de verdade. E para piorar, não oferece sequer internet aos participantes (todos os congressos internacionais do mundo oferecem internet aos participantes… O mundo se conecta por ela).
Mito 2
Lançamentos comerciais das empresas. “Adoro ver as novidades do mercado”.
Novidades? Qual? As empresas, mesmo aquelas mais desesperadas por vendas, não têm sequer uma embalagem nova para mostrar. Simplesmente não há tempo hábil para desenvolver novos produtos testados e aprovados em menos de um ano.
Mesmo assim, elas (coitadas!) são quase obrigadas a participar. Afinal, não o fazer pega mal. Parece que eles não estão bem das pernas. Ou não ligam para o público. No fim, acabam pagando um custo muito alto para um retorno que… sei lá! E ninguém consegue romper com esse modelo falido, apresentar uma outra maneira de se relacionar com os dentistas.
Mito 3
Compras. “Aproveito essa época para comprar material mais barato”.
Essa é uma meia verdade. Hoje você pode comprar mais barato apresentando orçamentos e negociando por telefone e internet. E isso sem pagar 33 reais no estacionamento, sem arrastar sacolas pelos corredores lotados e sem ser queimado vivo no calor de 38 graus que apontava o termômetro (neste último CIOSP, o ar condicionado pifava todos os dias, às 17h, e ninguém sabia resolver).
Mito 4
Turminha. “Venho encontrar velhos amigos e colegas”.
Todos os colegas com mais de 10 anos de profissão sabem que para se atualizar é preciso fazer cursos menores, ao longo do ano, e em assuntos específicos. Portanto, ninguém que já está estabelecido, que consegue pagar o aluguel e as contas do mês, passará quatro dias ali dentro.
Quem vai então? A verdade.
Aqueles que têm interesses comerciais (isso me inclui); os que vão em busca de brindes (milhares) e os que vem pra farra (antigamente era mais animado, mas enfim…).
Agora, por que os grandes congressos acontecem anualmente e não a cada dois anos? Jura que precisamos mesmo de um deste todo ano?
Ah! Aqui vai mais uma verdade:
A ganância de quem organiza…
Concordo com tudo q o bibancos disse.nunca fui pq sempre soube q é mui desorganizado e esse tipo de congresso visa só ao lucro dos organizadores.O pior mesmo,são os dentistas disputando uma amostra grátis de pasta de dentes !!
Interessante a ironia do autor.
As mantendedoras da Turma do Bem tiveram os maiores stands no CIOSP. ORAL B, CREMER, Kulzer…..o lucro que tiveram deve ter isso excepcional, imagino o quanto foi repassado ‘a TDB.
Quanta ironia
A ressaca deve ter sido pelas festas que ele promove
SE apagar novamente meu post e eu escrevo de novo
A ressaca deve ser das festas que ele promove
Esse artigo só pode ser IRONIA e É, uma falta de RESPEITO com a população de São Paulo
Chamar a zona Norte de casa do chapéu é típico de filhinho de papai que teve tudo na vida de graça.
Os maiores expositores do CIOSP são justamente os mantenedores da Turma do Bem. Oral B e Cremer, sem mencionar a Kulzer.
Esse presidente levanta a bandeira da valorização da nossa classe mas aceita patrocínio de convenio odontológico
Levanta a bandeira do voluntarismo mas não sai de Portugal e leva todos os cordenadores a Roma .
Conta outra, Fábio Bibancos
Bom 33,00 de estacionamento não foi nada comparado aos 18,00r$ do Hot Dog michuruca!
Até uma rede de fast-food (lanches)famosa que estava presente, meteu a faca nos participantes do CIOSP, seus preços, que são, conhecidos em todo Brasil estavam aumentados em cerca de 40%…
Com um calor infernal nen agua era servida, então me dei conta de que a organizaçao explora até os interessados participantes, imagina as empresas!
Concordo 100% com o Bibancos. Este ano, depois de 40 minutos na fila do estacionamento, virei o carro e fui embora, justamente por ter feito estes exatos raciocínios.
Que texto com cheiro de inveja…
Jura q o senhor acha q o maior congresso da America Latina deveria acontecer de 2 em 2 anos?
Eh um egoísmo pensar assim, principalmente qd eh uma das poucas e boas oportunidades q o dentista de fora de SP possuem para assistir a grandes nomes da odontologia, comprar e rever sim os colegas.
Me perdoe, mas isso mais me parece recalque…
Perfeito !!!! e sabe o que não é mito mas, verdade?! tudo o que vc escreveu e, sem medo…Parabéns
Concordo em partes com o texto publicado. Para quem trabalha com parte de auditoria, faz-se necessário pelo menos uma visão global do que está acontecendo e dos lançamentos dos materiais e técnicas de Mercado. Apesar desse ano achar o mais desorganizado dos ultimos anos, ainda é o melhor e maior Congresso de Odontologia do Brasil. Realmente a falta de ar condicionado foi bastante desagradável. Sem contar com que em vários momentos desse congresso achei que estivesse em uma feira de produtos eróticos com “modelos” com vestiário de gosto duvidoso para o evento. Filas intermináveis para os “brindes” envergonham a classe odontológica. Foi-se o tempo que conseguíamos bons descontos nos materias.em relação as palestras ministradas, nada diferente dos anos passados, os mesmos palestrantes, mesmos temas. Precisa de uma reformulação urgente o CIOSP, e tentar devolver e resgatar um pouco de dignidade a nossa profissão.
Meu blog abordou pontos positivos e negativos deste último CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – link – http://www.dicasodonto.com.br/2014/02/03/ciosp-2014-impressoes-e-sugestoes/
Engraçado como a verdade DÓI. Infelizmente, tais congressos não tem um alto custo para poucos benefícios. E quem defende demais tais congressos ou são muito ignorantes (a maioria) ou então estão se beneficiando de alguma forma.
Não que o texto do Bibancos seja lá essa maravilha mas nele tem muitas verdades.
Sabe Doutor, o Sr. faz um grande trabalho no que se propõe, arrume comentários melhores, muitas vezes e a única oportunidade anual dos dentistas ouvirem uma palestra, se as empresas vao e problema delas, se as pessoas aproveitam para comprar, cada um compra o que quiser ( achando ou não que isso tem mais ou menos descontos ), realmente e um lugar que encontramos amigos, vivemos presos aos consultórios.
Continue fazendo o seu trabalho que e lindo, e deixe de dar pitados nesse que e o maior e melhor congresso da America Latina.
Com certeza esse cara tem algum interesse obscuro p estar metendo a boca no maior congresso da America Latina!