Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Abra a Boca!

por Fábio Bibancos

Perfil Fábio Bibancos é dentista e presidente da OSCIP Turma do Bem

Perfil completo

Congressos odontológicos: Alguns mitos e verdades

Por Fábio Bibancos
04/02/14 20:37

De ressaca do último CIOSP, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, e perplexo com as coisas que vi e ouvi, fiquei pensando: o que faz milhares de pessoas, neste caso dentistas e profissionais da área, irem anualmente a um centro de convenções lá na casa do chapéu e ficarem por quatro dias vendo palestras e estandes?

Desta minha reflexão de final de semana, levantei alguns mitos e verdades desse universo à parte que são os congressos.

 

Mito 1
Atualização Profissional. “Eu vou porque quero me atualizar das coisas que estão acontecendo na área”.

Desculpe, caro colega. Mas não existem publicações ou artigos suficientes que justifiquem que os congressos de grande porte aconteçam anualmente. Não vejo nada (nem revisões sistemáticas atualizadas) que proponha uma mudança de paradigma e atendimento na área. Nossos professores, pesquisadores e cientistas não conseguem desenvolver e validar uma nova técnica em 12 meses.

Além disso, o congresso não propõe espaços para discussões de verdade. E para piorar, não oferece sequer internet aos participantes (todos os congressos internacionais do mundo oferecem internet aos participantes… O mundo se conecta por ela).

 

Mito 2
Lançamentos comerciais das empresas. “Adoro ver as novidades do mercado”.

Novidades? Qual? As empresas, mesmo aquelas mais desesperadas por vendas, não têm sequer uma embalagem nova para mostrar. Simplesmente não há tempo hábil para desenvolver novos produtos testados e aprovados em menos de um ano.

Mesmo assim, elas (coitadas!) são quase obrigadas a participar. Afinal, não o fazer pega mal. Parece que eles não estão bem das pernas. Ou não ligam para o público. No fim, acabam pagando um custo muito alto para um retorno que… sei lá! E ninguém consegue romper com esse modelo falido, apresentar uma outra maneira de se relacionar com os dentistas.

 

Mito 3
Compras. “Aproveito essa época para comprar material mais barato”.

Essa é uma meia verdade. Hoje você pode comprar mais barato apresentando orçamentos e negociando por telefone e internet. E isso sem pagar 33 reais no estacionamento, sem arrastar sacolas pelos corredores lotados e sem ser queimado vivo no calor de 38 graus que apontava o termômetro (neste último CIOSP, o ar condicionado pifava todos os dias, às 17h, e ninguém sabia resolver).

 

Mito 4
Turminha. “Venho encontrar velhos amigos e colegas”.

Todos os colegas com mais de 10 anos de profissão sabem que para se atualizar é preciso fazer cursos menores, ao longo do ano, e em assuntos específicos. Portanto, ninguém que já está estabelecido, que consegue pagar o aluguel e as contas do mês, passará quatro dias ali dentro.

 

Quem vai então? A verdade.

Aqueles que têm interesses comerciais (isso me inclui); os que vão em busca de brindes (milhares) e os que vem pra farra (antigamente era mais animado, mas enfim…).

Agora, por que os grandes congressos acontecem anualmente e não a cada dois anos? Jura que precisamos mesmo de um deste todo ano?

Ah! Aqui vai mais uma verdade:
A ganância de quem organiza…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. bete comentou em 09/02/14 at 22:41

    Concordo com tudo q o bibancos disse.nunca fui pq sempre soube q é mui desorganizado e esse tipo de congresso visa só ao lucro dos organizadores.O pior mesmo,são os dentistas disputando uma amostra grátis de pasta de dentes !!

  2. Marcelo comentou em 08/02/14 at 17:14

    Interessante a ironia do autor.

    As mantendedoras da Turma do Bem tiveram os maiores stands no CIOSP. ORAL B, CREMER, Kulzer…..o lucro que tiveram deve ter isso excepcional, imagino o quanto foi repassado ‘a TDB.
    Quanta ironia
    A ressaca deve ter sido pelas festas que ele promove
    SE apagar novamente meu post e eu escrevo de novo

  3. Marcelo comentou em 07/02/14 at 20:29

    A ressaca deve ser das festas que ele promove

  4. Marcelo comentou em 07/02/14 at 20:18

    Esse artigo só pode ser IRONIA e É, uma falta de RESPEITO com a população de São Paulo
    Chamar a zona Norte de casa do chapéu é típico de filhinho de papai que teve tudo na vida de graça.
    Os maiores expositores do CIOSP são justamente os mantenedores da Turma do Bem. Oral B e Cremer, sem mencionar a Kulzer.
    Esse presidente levanta a bandeira da valorização da nossa classe mas aceita patrocínio de convenio odontológico
    Levanta a bandeira do voluntarismo mas não sai de Portugal e leva todos os cordenadores a Roma .
    Conta outra, Fábio Bibancos

  5. rafa comentou em 07/02/14 at 18:02

    Bom 33,00 de estacionamento não foi nada comparado aos 18,00r$ do Hot Dog michuruca!
    Até uma rede de fast-food (lanches)famosa que estava presente, meteu a faca nos participantes do CIOSP, seus preços, que são, conhecidos em todo Brasil estavam aumentados em cerca de 40%…
    Com um calor infernal nen agua era servida, então me dei conta de que a organizaçao explora até os interessados participantes, imagina as empresas!

  6. Adriano comentou em 07/02/14 at 18:02

    Concordo 100% com o Bibancos. Este ano, depois de 40 minutos na fila do estacionamento, virei o carro e fui embora, justamente por ter feito estes exatos raciocínios.

  7. lidia comentou em 07/02/14 at 13:32

    Que texto com cheiro de inveja…
    Jura q o senhor acha q o maior congresso da America Latina deveria acontecer de 2 em 2 anos?
    Eh um egoísmo pensar assim, principalmente qd eh uma das poucas e boas oportunidades q o dentista de fora de SP possuem para assistir a grandes nomes da odontologia, comprar e rever sim os colegas.
    Me perdoe, mas isso mais me parece recalque…

  8. Fabio comentou em 07/02/14 at 9:57

    Perfeito !!!! e sabe o que não é mito mas, verdade?! tudo o que vc escreveu e, sem medo…Parabéns

  9. Leonardo Santos comentou em 07/02/14 at 9:31

    Concordo em partes com o texto publicado. Para quem trabalha com parte de auditoria, faz-se necessário pelo menos uma visão global do que está acontecendo e dos lançamentos dos materiais e técnicas de Mercado. Apesar desse ano achar o mais desorganizado dos ultimos anos, ainda é o melhor e maior Congresso de Odontologia do Brasil. Realmente a falta de ar condicionado foi bastante desagradável. Sem contar com que em vários momentos desse congresso achei que estivesse em uma feira de produtos eróticos com “modelos” com vestiário de gosto duvidoso para o evento. Filas intermináveis para os “brindes” envergonham a classe odontológica. Foi-se o tempo que conseguíamos bons descontos nos materias.em relação as palestras ministradas, nada diferente dos anos passados, os mesmos palestrantes, mesmos temas. Precisa de uma reformulação urgente o CIOSP, e tentar devolver e resgatar um pouco de dignidade a nossa profissão.

  10. Luiz Rodolfo comentou em 07/02/14 at 0:25

    Meu blog abordou pontos positivos e negativos deste último CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – link – http://www.dicasodonto.com.br/2014/02/03/ciosp-2014-impressoes-e-sugestoes/

  11. Augusto comentou em 07/02/14 at 0:04

    Engraçado como a verdade DÓI. Infelizmente, tais congressos não tem um alto custo para poucos benefícios. E quem defende demais tais congressos ou são muito ignorantes (a maioria) ou então estão se beneficiando de alguma forma.
    Não que o texto do Bibancos seja lá essa maravilha mas nele tem muitas verdades.

  12. Roberto Aur comentou em 06/02/14 at 19:57

    Sabe Doutor, o Sr. faz um grande trabalho no que se propõe, arrume comentários melhores, muitas vezes e a única oportunidade anual dos dentistas ouvirem uma palestra, se as empresas vao e problema delas, se as pessoas aproveitam para comprar, cada um compra o que quiser ( achando ou não que isso tem mais ou menos descontos ), realmente e um lugar que encontramos amigos, vivemos presos aos consultórios.
    Continue fazendo o seu trabalho que e lindo, e deixe de dar pitados nesse que e o maior e melhor congresso da America Latina.

  13. Xande comentou em 06/02/14 at 19:12

    Com certeza esse cara tem algum interesse obscuro p estar metendo a boca no maior congresso da America Latina!

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailabraaboca.folha@uol.com.br
  • Twitter@Bibancos

Buscar

Busca

Publicidade

  • Recent posts Abra a Boca!
  1. 1

    Uma nova história

  2. 2

    No meio de tanta má notícia, DEIXA EU DAR UMA BOA!!

  3. 3

    Do mal

  4. 4

    Carnaval de dentista

  5. 5

    Resposta ao post “Congressos Odontológicos: Mitos e verdades!"

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 24/04/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis

Tags

AIDS Amor Aparelho Aparelho de dente Aparelho Falso Aparelho Ortodôntico Atenção básica Boca Calote Camisinha Carta de natal Casa de las estrellas CEO Clínicas de televisão Criança Dentista DST Fundação CASA Gonorreia Habite-se Herpes HPV Imbra Imobiliárias IPTU Javier Naranjo Melhores dentistas do mundo Mononucleose Natal Odontologia Odontologia carcerária Os melhores blogs de 2013 Papai Noel Preservativo Processo Judicial Sexo Sexo Oral Sexo seguro Sorriso Sorriso do Bem Sífilis Tratamento odontológico Turma do Bem UBS Varanda gourmet
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).