Ineficiência?! Ah, vá...
09/12/13 13:28“Estudos mostram que os hospitais poderiam ter uma produção três vezes superior à atual, com o mesmo nível de insumos”, é o que informa a Folha de S.Paulo de hoje ao repercutir o relatório do Banco Mundial sobre a saúde no Brasil. E por que isso não acontece?! Simples… por ineficiência – o que aqui é sinônimo de desorganização, incompetência, falta de planejamento etc. etc. etc.
Tenho que confessar que, quando li a notícia, soltei aquele bufar inevitável de quem diz: “Jura?!” Não é preciso ser especialista para concluir que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) está colapsado… E todo mundo sabe que daria para fazer muito mais com o que temos agora – até mesmo quem culpa a falta de verbas como principal vilã da “saúde” brasileira (afinal, o financiamento público, que hoje corresponde a 3,8% do PIB está muito abaixo da média dos países em desenvolvimento. O que é inaceitável, afinal, somos dos poucos que preconiza a saúde gratuita e universal como política de estado).
Nós, da Turma do Bem, por exemplo, temos batido nessa tecla há bastante tempo.
Em 2008, o documentário “Festa do Biscoito” já denunciava a falta de inteligência dos investimentos federais. Na época, um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) tinha sido construído na cidade de Santa Rita de Caldas, no sul de Minas Gerais, com a promessa de melhorar a condição de saúde bucal da população. E pouco tempo depois, ele fechou… sem mais, nem menos… deixando a cidade (com o perdão do trocadilho) banguela (clique aqui para assistir o documentário – http://goo.gl/QH8vh7). Ou seja, gastou-se uma dinherama com um projeto que, na prática, nunca saiu do papel.
De lá pra cá o que mudou?! Absolutamente nada. Casos como esse se repetem Brasil afora. E os investimentos (burros!) se perdem no limbo. Não se efetivam. Por exemplo: por que o governo garante acesso gratuito à camisinha, seringa e até protetor solar, e não faz o mesmo com o kit de higiene bucal?! Esse investimento, com certeza, garantiria uma redução expressiva na procura por intervenções odontológicas mais graves (e, consequentemente, mais caros) no futuro – o que otimizaria os gastos públicos.
Não precisamos de estudos para medirmos o óbvio. O SUS tá uma zona. E, na matéria, o próprio Ministério reconhece.
………………………………………………………………………………………………………………
Gostou do post de hoje?! Clique aqui e compartilhe com seus amigos.
Acreditemos no SUS.Devemos acreditar no SUS.Nunca devemos acreditar nos políticos de uma maneira geral,estes sim os verdadeiros responsáveis pela ineficácia do Sistema,pois aliada a cronica doença da CORRUPÇÃO,esta a nomeação por parte dos prefeitos eleitos de secretários de saúde totalmente por fora do que é o SISTEMA e sua implantação
Afeitos eleitocreditemos no SUS.Devemos acreditar no SUS.Nunca devemos acreditar nos políticos de uma maneira geral,estes sim os verdadeiros responsáveis pela ineficácia do Sistema,pois aliada a cronica doença da CORRUPÇÃO,esta a nomeação por parte dos prefeitos eleitos de secretários de saúde totalmente por fora do que é o SISTEMA e sua implantação
Acredito no projeto do SUS e nos principios por este preconizados.
O caos instalado neste sistema se deve a ineficiencia na gestao deste sistema, como foi bem retratado nesta materia. E para sanear esta ingerencia, dependemos de pessoas: eticas, comprometidas ( com o sistema, e nao com seu partido politico),honestas, com conhecimento e capacidade tecnica, que acreditem no SUS…
Dificil?… Eu ainda acredito no SUS!
PERFEITA sua leitura Fabio o que falta é autonomia para o Gestor, eficiencia e eficácia na Gestão…..diagnosticando a prioridade de cada municipio e nada que venha de cima pra baixo vai dar certo …..precisa ser construido juntos nas 3 iesferas de governo!!!!! Eu acredito na Integralidade, Equidade e Universalidade que o SUS preconiza…..o insucesso é questão de gestão.
Triste de se ver, triste de se viver!! Brasil banguela, com dor , sem qualidade de vida…
Então a conscientização dos pacientes ctb é importante… apesar da OMS ser contra o uso fo jico, e as mães saberem ainda sim usam… os kits as vezes são distribuídos e já vi usarem o fio dental para soltar pipa… acredito que dar seja lá o que for deve ser acompanhado de educação e consciência…
me emocionei demais com o que vi no caldeirão do Huck,sobre as mulheres sem auto estima e me coloquei em igual situação,tenho o mesmo problema em não poder rir,me sinto feia e mal tratada estou perdendo meus dentes e não tenho como me tratar,será que podem me ajudar desde já agradeço.abcrs.
Primeiro devemos assumir parte da culpa… ESSA CASA é nossa! Temos q organizar!
É uma pouca vergonha,aonde está o poder publico nessa hora!!!
Sempre a mesma tecla, ouso a meio século, é muito tempo, nós não veremos melhoras reais. A espera de Alguém que Faça algo real. É muito triste.
Trabalho a 15 anos neste SUSto…cheguei à seguinte conclusão: Plano de saúde obrigatório como benefício para os trabalhadores com carteira assinada, e SUS para os comprovadamente carentes, para os comprovadamente abastados…nada de SUS! Financiamento local de Bancos, mineradoras e grandes empresas locais, Rec Humanos: FEDERAL.
Um absurdo como nosso dinheiro é gasto, e sobra para a população esperar nas filas interminaveis para ter algum tipo de atendimento medico…agora imagina como fica o tratamento odontologico, nem fila tem, porque pouco existe!
Tristeza…
Quando será que isso tudo vai mudar??
Não basta ficarmos indignados com o problema, temos que reivindicar pelos nossos direitos, pela dignidade das pessoas. A começar por nós!!!
se parassem de desviar dinheiro poderíamos fazer muito mas… é vergonhoso e nojento o que temos visto
Algumas coisas que são super importante para a população fica no esquecimento, e não é dado o devido valor!!!
E quando eles vão vir com uma solução…..
É só aprender “VOTAR”, o brasileiro não aprendeu ainda….. E parece que nunca vai aprender…………
Acho que o governo não dá importância para a odontologia da forma como deveria.
Um absurdo e uma falta de respeito com a população. E o pior é analisar todo o cenário e não só a saúde, o colapso é geral (saúde, educação, transporte e segurança).
A Renata Sagnori, acadêmica de odontolgia da UNESP e ganhadora do Concurso Estudante do Bem 2013, fez uma foto do consultório de um posto de saúde, que tinha uma estufa no lugar de um autoclave. Quer denúncia maior que o SUS não funciona????
http://turmadobem.org.br/br/index.php/nossos-projetos/estudante-do-bem/
Vergonhoso!
Esse problema cada vez mais se alastra,até aonde vamos com isso!!!!!!!!!
E como explicar isso/! http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2013/12/09/projeto-para-elevar-eficiencia-na-saude-se-arrasta-ha-6-anos-na-camara/
Creio que os serviços públicos só serão moralizados quando os servidores públicos (o que inclui nossos “representantes”) forem obrigados a usá-los!
Uma vergonha,pelo jeito a saúde aqui não vai melhorar tão cedo…
É incrível como a saúde no Brasil não muda ” Lamentável “.
La prevención lo es todo, para la salud y para el bolsillo!!
sem falar na falta de continuidade das poucas iniciativas que surgem. muda governo, muda tudo… assim, nada se consolida.