Mapa da distribuição da riqueza mundial
19/11/13 13:30Fiquei impressionado com um mapa que encontrei no blog do jornalista Luis Nassif semana passada (aqui)…
Aqui em São Paulo vê-se pobreza todos os dias, e sabemos que está por todos os cantos do Brasil. Mas ver a miséria mundial compilada em números assusta demais… A concentração de riqueza é milenar, e é óbvio que os grandes centros são mais ricos que as áreas rurais. Mas, segundo a ONU, mais de 70% da população mundial vai viver em cidades até 2050 – e é de se prever que exclusão social só vai piorar.
O planeta possui 7 bilhões de pessoas. Dados espantosos sobre a distribuição da riqueza:
1 – Qualquer pessoa que possua bens em valor total superior a R$ 8.600,00 (uma moto usada) possui mais riqueza do que 3 bilhões e 500 milhões de pessoas no mundo inteiro. Está na metade superior da posse de riquezas.
2- Quem possui bens em valor superior a 162 mil reais (uma casa simples em São Gonçalo, RJ) possui mais riqueza do que 6 bilhões e 300 milhões de pessoas. Pertence aos dez porcento mais ricos do mundo.
3- Quem tem bens em valor superior a um milhão e seiscentos mil reais (uma boa casa em Camboinhas, Niterói, RJ), possui mais riqueza do que 6 bilhões e 930 milhões de pessoas. Faz parte da fatia correspondente a um porcento da população mundial, mais rica do que os 99% restantes.
4 – Apenas trinta e dois milhões de pessoas podem ser consideradas, de fato, ricas, sendo que 161 delas controlam cerca de 140 corporações que, por sua vez, dominam praticamente todo o sistema econômico e político do mundo.
E aí, vai reclamar da sua vida?
Realidade triste!!!!
Senti vergonha das minhas lamentações! Bom para a gente refletir…
Eu li mesmo essa reportagem um tempo atrás, fiquei espantado também. Ás vezes falo pras pessoas que elas são ricas, mas tem muita gente que acha que ser rico é morar em mansão e ter Ferrari. Estão muito enganados.
É sempre importante colocar esses dados na balança para frear nosso consumismo.
Pra pensar!
A realidade é muto dura , lamentável. Tomara que um dia esses números diminuam e a distribuição de riquezas seja mais justo.
Nunca parei para refletir sobre isso…. wow