Parceria público-privada
27/08/13 13:30Gente, olha o email que caiu na minha caixa na última semana:
“Bom dia, parabéns à tdb. Muito obrigado por existirem. Sou dentista, trabalho para o SUS por acreditar que poderia fazer o bem para a população mais carente. Entretanto, este “maravilhoso” plano de saúde ainda não atende a todas as necessidades da população. Envio este email para pedir ajuda à TdB no atendimento a um paciente carente qu necessita de ortodontia urgente. Trata-se de um classe II, com grande discrepância entre maxila e mandíbula, e que tem sofrido bullying de colegas na escola com sequelas em sua personalidade. Sou de Belo Horizonte.
Cordialmente, D.F.”
Pra mim, parceria público-privada é isso. Se o governo não dá conta de resolver um problema, chama um organização social para ajudar. E vice-versa. Afinal, os dois juntos conseguem trabalhar muito melhor. Porque o objetivo dos dois setores é o mesmo. Garantir que as pessoas tenham acesso a seus direitos fundamentais.
Aqui cabe um parêntese. A sociedade civil não pode, em nenhum momento, assumir as obrigações do governo. Entretanto, o diálogo entre as partes é fundamental para a construção de um país melhor.
Nesse sentido, a atitude de D.F. me chamou muito a atenção. Ele transcendeu o trabalho e se preocupou com a pessoa. Não teve vergonha de pedir ajuda. Porque, mais importante que a eficiência do SUS é o problema odontológico de quem não tem acesso a dentista. E isso não dá para mascarar.
Atitudes como essa me fazem acreditar que ainda chegaremos ao dia em que a saúde bucal será gratuita, universal e acessível a todos. O dia em que a TdB não vai mais precisar existir.
PS: Não esqueçam de votar no concurso “Por trás de um sorriso”. Clique aqui.
Esse é um profissional consciente. Adorei o texto.
Isso só mostra que o governo na verdade não ta nem aí pra odontologia. O que pode mudar realmente a situação, são os dentistas. Dentistas como esse, que se interessa em melhorar a situação bucal dos jovens de sua cidade.
que chegue logo o dia em que a população carente do Brasil possa ter acesso a odontologia gratuita
Muito bom ler esse texto hj. Ando desiludida com nosso país e lembrar que as coisas podem e devem melhorar dá um fôlego. Sucesso Turma do Bem, precisamos de todos vocês.