Mostra de Cinema TdB: A discussão precisava ser mais longa
15/08/13 13:30Depois dos curtas-metragens Dente por Dente, Bocadamata e Festa do Biscoito, vimos a necessidade de aprofundar um pouco mais a discussão da causa odontológica. Surgia o média-metragem Boca a Boca. Idealizado e produzido pela TdB em parceria com o diretor
Marcio Werneck e a roteirista Eliana Cesar, o filme propõe uma reflexão mais ampla e bem fundamentada sobre a triste condição da saúde bucal dos brasileiros e como isso interfere nas atividades e nos desejos mais básicos de quem convive com o problema: comer, sorrir, beijar.
Um dos grandes momentos do filme é o videoclipe final, em que importantes empreendedores sociais brasileiros se juntam para cantar “Vem ver o sol nascer”, música composta por Guilherme Arantes especialmente para a TdB. Participaram Dorina Nowill, da Fundação Dorina; André Albuquerque, do Grupo Terra Nova; Berenice Kikuchi, da Associação Anemia Falciforme; Dagmar Garroux, a Tia Dag, da Casa do Zezinho; Eliana Nascimento, da Papel de Gente; Lara Dee, do Instituto Beleza e Cidadania; Leila Novak, da Papel Solidário; Luciana Quintão, do Banco de Alimentos; Raquel Barros, da Lua Nova; Renilce Cavalcanti, do Santuário do Melhor Amigo; Regina Moraes Waib, do Projeto Velho Amigo; Sergio Petrilli, do GRAACC e Vera Cordeiro, do Saúde Criança. Todos regidos pelo próprio Guilherme Arantes (que além de fazer música também mantém uma organização social, o Instituto Planeta Água). Além deles, o grupo de percussão Zunidos do Monte Azul, o grupo vocal Perceptom e meninos do coral do Projeto Guri também colaboraram com a gravação.
Para o lançamento de Boca a Boca, a gente fez uma grande mobilização: em 26 de outubro de 2009, os coordenadores regionais lançaram simultaneamente o filme em mais de 200 cidades do Brasil, em esquema de guerrilha. O filme também foi lançado na América Latina e exibido em duas cidades norte-americanas: Nova York e Los Angeles.