Se não tem tu, vai tu mesmo
25/07/13 13:30Recebi esse email na semana passada:
“Olá, sou R., moro em Rondônia. Carrego comigo um trauma de ter perdido meus dentes aos 17 anos. Meu maior sonho (é fazer) um implante. Eu procurei uma clínica e fiz a panorâmica. Me disseram que não há probabilidade, pois minhas medidas ósseas não são favoráveis. Mas eu li sobre reposição de osso. Será que conseguiriam me ajudar?”
Vira e mexe, nós recebemos contatos desse gênero. Gente com dúvidas, pedindo a nossa opinião sobre os mais diversos temas da odontologia. E incluo nesse “nós” os nossos 15 mil dentistas voluntários.
O que isso evidencia?! Que as pessoas não sabem a quem (ou onde) recorrer quando têm “dúvidas odontológicas”. E isso não é culpa delas. É tudo muito confuso mesmo. Quem elas podem procurar no governo (e seus infinitos ministérios, secretarias, conselhos etc.)? A quem elas podem perguntar nas faculdades? Quem são os representantes da odontologia? A população simplesmente não sabe.
Como sempre digo, os dentistas tendem à entropia… gostam de se fechar no “mundo odontológico”, como se o conhecimento da área fosse privilégio de meia dúzia de “escolhidos”. E a população?! Ela que procure um especialista… e se tiver sorte (ou dinheiro, o que é mais comum), vai ter o seu problema resolvido!
Resultado… sem querer, viramos um centro de referência para muita gente. Qualquer problema eles nos ligam, mandam emails, cartas…
Por isso, deixo agora que os meus colegas respondam à dúvida que abriu esse blog.
Se a população tiver mais acesso ao dentista, com certeza a informação poderá ser repassada pelo profissional ao paciente.
Infelizmente além das pessoas não terem acesso elas não tem informações, o governo que deveria garantir estes direitos não investe na parte odontológica como se os problemas bucais não fizessem parte da saúde.
Realmente se o Governo cumprisse o seu papel a população sofreria menos. É direito de todos terem acesso a informação e a tratamento odontológico gratuito. É lamentável.
Diariamente recebemos emails semelhantes na nossa caixa da Coordenação Rio de Janeiro, na página do Projeto Dentista do Bem RJ, no inbox do Perfil Dentista do Bem RJ no facebook. O que percebemos é exatamente o total desconhecimento por parte da população a respeito de problemas relacionados à saúde bucal, assim como os meios disponíveis para soluciona-los. Isso mesmo, viramos uma referencia para a população. Isso não seria papel do Governo? Pois é… Mas se não tem tu, vai tu mesmo…
As pessoas precisam ter acesso. E o governo não pode mais fengir que ” não sabe de nada”
Infelizmente no nosso país, a população é a última a ter acesso a informações de utilidade pública, o que seria nosso direito.
Porém parabéns pelo reconhecimento do trabalho de toda equipe onde, podem te-los como referência na busca da resolutividade de seus anseios
São através de e-mails como estes que entendemos que a população não somente é carente do tratamento odontológico como questão de saúde que deveria ser garantido pelos serviços públicos e que também são carentes de a quem recorrer ou o que fazer para tirar suas dúvidas e/ou solucionar seus problemas.
definitivamente temos que fazer esse assunto entrar na pauta do dia.
cada vez mais fica claro que é preciso que o tema odontologico seja de fato mais discutido, seja no acesso ao tratamento gratuito que o governo deveria garantir a todos, quanto a duvidas que a população tenha.