Uma questão de cidadania
19/07/13 13:30Ao longo do mês eu compartilhei com vocês alguns dos milhares de pedidos de tratamento que recebemos todos os dias na Turma do Bem. Pedidos que vêm das mais diversas regiões do país (até de outros países)… gente de todas as idades… homens e mulheres… Muitas histórias que se transformaram por causa da falta de acesso a tratamento odontológico. Uma triste realidade que afeta milhões de pessoas Brasil afora.
E aí? Problema dos pobres, que não conseguem pagar? Problema de quem nunca escovou os dentes e agora tá com a boca estragada? Problema da ONG, que não consegue atender todo mundo? Problema do governo? O problema é de quem?
O problema é de todos nós. Porque a saúde é direito básico de todo cidadão. E, por mais que nos esqueçamos, a falta de acesso a Odontologia é um grave problema de saúde pública! E cabe a nós, cidadãos, lutarmos para que isso mude… por uma questão de cidadania!
E eu tenho certeza de que a mudança já começou. O engajamento de 15 mil dentistas na nossa causa é prova disso.
Eu sei que isso ainda é pouco… não resolve o problema. Os mais de 39 mil jovens e 400 apolônias que atendemos são apenas uma parcela dos milhões de brasileiros que sofrem com problemas odontológicos. Além disso, o projeto Dentista do Bem é restrito a jovens com idades entre 11 e 17 anos, que estudam em escolas públicas… e o Apolônias do Bem é focado em mulheres que frequentam instituições de auxilio a vítimas de violência doméstica. Um universo muito restrito!
Mas o impacto de nosso trabalho é gigantesco. Gostaria de compartilhar com vocês um email que recebi há poucos dias.
“Obrigado à turma do bem, meu filho já começou a fazer o tratamento, e veio na hora certa, obrigado a todas essas pessoas maravilhosas que estudaram durante tantos anos para ao termino do curso, lembrar de fazer o bem sem olhar a quem. Parabéns a toda essa turma maravilhosa.
G.N.”
Nice post )
http://bqeavnjoh.com my blog
Sonhamos com o dia em que nunca mais nosso país precisará de ONGs, pois nossa sociedade será justa.
Porém enquanto isso necessitamos “engrossar” nosso exército.
É muito bom receber o reconhecimento dos beneficiários. Uma coisa que ouvi no CIORJ foi algo nesse sentido, muitos dentistas se cadastraram dizendo que fizeram universidades públicas e querem devolver para a população o que a eles foi pago em forma de impostos.
Continuem assim..
Me faz muito bem concluir que sou “cidadã”, e sabe onde aprendí e pratico??? Aí com vcs!!!!!!!!!!
ainda temos muito trabalho pela frente.
“Fazer o bem, sem olhar a quem” isso define bem o trabalho dessa legião de voluntários da TdB, que faz pelos outros aquilo que fariam aos seus próprios filhos.