O anonimato
05/06/13 13:30“Por favor, use os comentários para demonstrar sua própria ignorância, a falta de familiaridade com dados empíricos e a falta de respeito pelo conhecimento científico. Certifique-se de criar falácias e argumentar contra coisas que eu não disse, nem impliquei. Se você puder repetir memes previamente desacreditados ou orientar a conversa para discussões irrelevantes e que fujam do tema, isso seria apreciado. Por fim, gentilmente renuncie a toda civilidade em seu discurso. Você está, afinal de contas, anônimo.”
Há algumas semanas eu li isso no blog de Leonardo Sakamoto (o qual eu recomendo a todos – clique aqui). Segundo ele, esta é uma mensagem que surgiu na área de comentários do The Big Picture, de Barry Ritholtz. Eu vibrei! A provocação é simplesmente genial…
Eu não posso reclamar que meu blog seja alvo de ataques xiitas… Na verdade, o xiismo até passa longe daqui! Diferentemente do Blog do Sakamoto, que toca em temas bem mais cabeludos. Mesmo assim, vez ou outra aparece por aqui alguém querendo botar fogo em tudo. Destruir geral…
Comportamento que é bem mais frequente nas minhas redes sociais… no tal do Facebook! Ali a guerrilha é ensandecida. Todo mundo tem um ponto de vista… até quem, de fato, não tem nenhum. E as facções, sempre afinadas entre si, “vão pro pau”! E dá-lhe fogo… Quando vemos, a discussão está esvaziada. Virou ofensa. Difamação… Crime, em muitos casos. Mas, tudo bem!!! Estamos resguardados pelo anonimato da rede, não é mesmo?!
Há algum tempo eu optei por ignorar os guerrilheiros da web. Silêncio sepulcral, mesmo! Afinal… duvido muito que quem tem atitudes como essas esteja querendo promover uma discussão edificante… com propósito! Muito pelo contrário…Então, pra que perder o meu precioso tempo no mais absoluto nada?! (O que, tenho que assumir, já fiz muito… culpa de meu sangue ítalo-espanhol, que não admite deixar uma ofensa sem resposta à altura!).
Mas se houvesse como, com certeza eu colocaria a mensagem que abriu este post em meu Facebook… e faria com que ela aparecesse toda vez que alguém comentasse alguma coisa publicada por mim!
Não quero perder o meu tempo escrevendo sobre aqueles que perdem tempo tentando destruir coisas boas…..quero dizer que o seu trabalho é um orgulho para todos e incrível ver sua força em fazer o bem
Tem hora que o anonimato,deixa de ser algo que a alguem interessa!
E passa a ser o mais covarde meio de proteger a capacidade que uns tem em tomar um” porre” de garrafas fechadas e dizer que está de ressaca!
Tambem perdi a paciência com que não me interessa, e sou obrigado a ver embaçado ou encapuzado!
De vez em quando dá até preguiça de ver o Facebook, são tantas discussões, mas no final das contas, poucos são os que colocam os ideais na prática mesmo.
Existem algumas pessoas que gostam apenas de falar, mas tem medo de ser retrucado… Então utiliza o anonimato!!!
É uma pena, torcida, podeira ser melhor aproveitado!
Falou com “propriedade”……
Infelizmente, a maioria das discussoes na net vira jogo de torcida.
Como é triste o tempo que certas pessoas “perdem” dizendo e escrevendo asneiras. Já perdi a paciencia faz tempo.