O dia está chegando
23/05/13 13:00Estamos a poucos dias de nossa audiência com o Papa. E, justamente por isso, já enviamos um de nossos funcionários para Roma. Hilário Rocha está na capital italiana desde a quinta passada para acertar os últimos detalhes do evento… protocolos (se é que eles ainda existem no Vaticano!)… cerimonial… o de sempre!
Gostaria de compartilhar com vocês o que ele viu…
“Desde que se tornou sumo pontífice, o mundo se surpreendeu com Francisco: um Papa sorridente, de fala simples e que não seguia o roteiro do Vaticano… ao melhor estilo latino-americano. Desde então, uma sequência ininterrupta de quebra de protocolos!
Vim a Roma acertar os últimos detalhes da visita dos nossos coordenadores à cidade e, sobretudo, fechar o famoso protocolo da audiência com o Papa. Até agora, depois de seguidas reuniões, ainda não chegamos num consenso. Parece que Francisco e os protocolos estão em constante litígio.
Entretanto, isto aumenta cada vez mais a popularidade do novo pontífice. Pelas ruas de Roma não param de aparecer peregrinos ardentes, parecidos com os vistos na época de João Paulo II. Muitos jovens andam nas ruas com camisas escritas: I Love Francesco – e detalhe, não só nas proximidades do Vaticano.
Ele está quebrando todos os paradigmas do rito que distanciava a igreja do povo: entra na praça sem o seu carro (o papa-móvel)… durante a comunhão saúda o povo com um beijo… ajoelha-se para dar a benção aos fiéis… todos os dias celebra, às 6h30, uma missa numa capela de Roma, onde aproveita para receber as pessoas que trabalham no Vaticano… não entra pelos bastidores dos eventos, mas pelo meio do público… Enfim, uma loucura!
Sábado e domingo estive na praça para entender como é o movimento. Eles estavam festejando o dia do Espírito Santo, uma das festas mais importantes da Igreja católica. E mais uma vez, Francisco saiu do roteiro. O evento estava sendo transmitido para o mundo pela TV Vaticano e eu estava próximo de um dos diretores. Ele disse: ‘É sempre assim. Tivemos que mudar o esquema de câmeras. Ao invés de quatro na frente do palco, colocamos oito. Assim não perdemos nenhum ângulo’.
Logo, logo, Francisco estará reunido com os nossos melhores Dentistas do Bem. Esperamos que pelo menos nesse dia ele se curve ao protocolo e consiga saudar todos os nossos voluntários.”
Papa Francisco sempre surpreendendo!
Também estou na torcida para que todos consigam ser saudados por ele.
Mas ele, FranciscoI, é mesmo uma gracinha!! Mto popular e de uma simplicidade que não há igual. Anciosa pelo momento de vê-lo.
“Divisor de águas”……
Que assim seja !