Meritocracia
14/05/13 13:30A Turma do Bem cresceu muito. Isso é um fato! Há bem pouco tempo éramos uma turminha de 15 pessoas. Atualmente contamos com 14 mil voluntários. Uma multidão!
E para girar essa roda, o número de coordenadores regionais também precisou aumentar consideravelmente! Há, hoje, mais de 800 cidades ativas, aquelas que possuem pelo menos um coordenador tocando o projeto, fazendo com os jovens cheguem à cadeira dos dentistas do bem.
E aí surgiu um problema…
Todo ano nós fazemos um evento de capacitação para os nossos coordenadores, o Sorriso do Bem. Nele, trazemos os voluntários para São Paulo (mais precisamente, Embu das Artes) e ficamos quatro dias confinados em um hotel, onde acontecem atividades, palestras, discussões etc. O objetivo é dar as ferramentas para que eles possam trabalhar ainda mais no ano seguinte.
Onde eu enfio toda essa gente?! O que fazer?! Temos apenas 300 vagas e mais de 800 pessoas “convidáveis”!
Depois de quebrar muito a cabeça, eu e minha equipe chegamos a um consenso. A única saída era olhar o trabalho de cada voluntário… Caso a caso… Os que mais se destacarem ao longo do ano serão convidados para o Sorriso do Bem 2013. Deixaremos os resultados falarem por si só… Meritocracia pura e simples!
Então não tem alternativa. Daqui pra frente só convidaremos para o Sorriso do Bem os melhores resultados do ano.
Portanto, se você for convidado… Você já é premiado!
Justo!
Perfeito!
É um evento mágico!
Parabéns !!
Espero que nessa escolha os critérios sejam direcionados para a proporção de qtidade de habitantes dentistas coordenadores e tempo que o projeto funciona … Senão as que o projeto começou a funcionar mesmo a pouco tempo sairão na desvantagem! Agora é trabalhar e torcer para ser convidado!!!
Oi, Natália. Os critérios para seleção dos convidados são os mesmos que utilizamos para escolher os premiados. Levamos muitas coisas em consideração: tamanho da cidade, quantidade de dentistas no CFO, quantidade de dentistas do bem, IDH do município, atividades desenvolvidas no último ano (triagens e cadastramento de dentistas)… e por aí vai! E uma das nossas maiores preocupações é analisar caso a caso, ver o que a cidade permite que seja feito e o que foi feito. Afinal, sabemos que não podemos comparar os grandes centros com cidades menores… muito menos os trabalhos que acabaram de começar com aqueles que já estão sendo feitos há muito tempo!!! Buscamos sempre ser o mais justo possível!!
Nossa Fábio, acho muito sensato esta sua meritocracia, e acho que ela também deve ser aplicada em relação as triagens, que muitas vezes analisa a condição dos dentes sem analisar o porque de aqueles dentes estarem naquela situação. Sou esposa de cordenador e ajudo nas triagens… Precisa ser analisada a condição da pessoa e o valor que ela da aos seus dentes, num questionário. Temos pacientes que tem a boca destruída porque o pouco que ganha e usado para colocar a pessoa na moda! E justo com aqueles que o que mais queria era parar de sentir dor em um único dente destruído? Acho que não. O nosso trabalho e muito valido, mas precisa de uns ajustes porque nem sempre e o necessitado que esta na escola publica, e nem a pior boca que tem a necessidade de tratamento! Obrigada pela iniciativa! E só uma dica, ou um pensamento…
Oi, Karen… concordamos com você!! Por isso, neste ano estamos estudando implementar melhorias em nosso Índice de Hierarquia de Complexidade (http://abraaboca.blogfolha.uol.com.br/2013/04/03/um-novo-ihc/). Nosso objetivo é sempre ser o mais justo e assertivo na seleção dos beneficiários… pois sabemos que isso aumenta ainda mais o impacto do trabalho dos dentistas do bem!!!
Obrigado pelo feedback!
bom senso e mais que justo…transparência em tudo…legal….abs
Mais que justo!!!!
Perfeito!!! Super de acordo!
Acho uma boa idéia o “prêmio” para quem se destaca, e com toda certeza, mesmo sem o destaque o convite é uma hora, mas como os dentistas que precisam realmente de capacitação poderão participar? Como se capacitarão!? Acredito que quem consiga esse “passe” seja exatamente os profissionais que não precisam mais da capacitação, ou então não teriam se destacado, certo!? Acho justo mas contraditório. Eu preciso de capacitação, mas não pq me destacarei, muito pelo contrário, porque preciso realmente me capacitar para poder me destacar.
Oi, Joelis… Pensando nisso criamos as micro-capacitações para novos coordenadores, onde ensinamos tudo o que é necessário para a implementação do projeto Dentista do Bem em um município (http://abraaboca.blogfolha.uol.com.br/2013/04/15/sorrisinho-do-bem/)!!! Desse modo, todos têm condições de desenvolver o projeto da melhor maneira possível (fazendo triagens e cadastrando dentistas!)… e sempre que pintar uma dúvida, estamos à disposição para ajudá-los.
Excelente. Premiar por esforço reconhecido. Esta é a melhor opção. Acredito ser também um bom caminho para estimular todo o grupo dos Dentistas Voluntários. Parabéns a todos os voluntários e a toda equipe. Continuem a crescer e boa sorte. Gustavo
Acho justo! Que os melhores resultados sejam os convidados da grande festa!
Mais do que Justo!!!
Nada mais justo … Simples assim… Sabemos que tem alguns que iam a passeio .
Achei mais do que correto,pois o trabalho desenvolvido por cada coordenador durante o ano vai ser muito bem reconhecido.
E,só o fato de ser convidado já é uma recompensa do seu trabalho.
Boa sorte !
Ótima idéia, pois seria difícil mesmo vcs terem que “escolher” . Desta forma cada um “adquire” seu passaporte para o SdB.
Adorei a idéia vcs são geniais!!!
Mais que Merecido!!!
Mais do que Merecido!
Corretíssimo!!!
É justo, é muito justo, é justíssimo!
Com a TdB crescendo tanto, acho que o Sorriso do Bem necessita um estádio… Brincadeiras, a parte, o trabalho para escolher os convidados vai ser bem difícil… Tem muita gente merecedora.
Vamos lá Dentista do Bem.
Sucesso para todos!!!
Boa sorte na selecao.!
Realmente é muito difícil ter que escolher, todos merecem fazer parte desse evento.
O negócio é arregassar as mangas!
Esse é o ônus do nossos crescimento…
Depois de tanto estudar a situação, grupos, propostas, em como resolver a questão hospedagem, a decisão correta. Maravilha. Meritocracia.
É isso.
Aqui em Portugal tb vamos ter este desafio.
O trabalho de entender cada um desses merecedores já começou e é absurdamente genial entrar, perceber e participar do trabalho de cada um deles, nos seus municípios.
Muito bem! Pois o SB é um evento muito especial. Ser convidado é uma honra!