Meritocracia
14/05/13 13:30A Turma do Bem cresceu muito. Isso é um fato! Há bem pouco tempo éramos uma turminha de 15 pessoas. Atualmente contamos com 14 mil voluntários. Uma multidão!
E para girar essa roda, o número de coordenadores regionais também precisou aumentar consideravelmente! Há, hoje, mais de 800 cidades ativas, aquelas que possuem pelo menos um coordenador tocando o projeto, fazendo com os jovens cheguem à cadeira dos dentistas do bem.
E aí surgiu um problema…
Todo ano nós fazemos um evento de capacitação para os nossos coordenadores, o Sorriso do Bem. Nele, trazemos os voluntários para São Paulo (mais precisamente, Embu das Artes) e ficamos quatro dias confinados em um hotel, onde acontecem atividades, palestras, discussões etc. O objetivo é dar as ferramentas para que eles possam trabalhar ainda mais no ano seguinte.
Onde eu enfio toda essa gente?! O que fazer?! Temos apenas 300 vagas e mais de 800 pessoas “convidáveis”!
Depois de quebrar muito a cabeça, eu e minha equipe chegamos a um consenso. A única saída era olhar o trabalho de cada voluntário… Caso a caso… Os que mais se destacarem ao longo do ano serão convidados para o Sorriso do Bem 2013. Deixaremos os resultados falarem por si só… Meritocracia pura e simples!
Então não tem alternativa. Daqui pra frente só convidaremos para o Sorriso do Bem os melhores resultados do ano.
Portanto, se você for convidado… Você já é premiado!
Não quero avaliar se é certo ou errado apenas 300 serem convidados.
espero que chegue um dia, em que não precisaremos de incentivo para auxilar aquels que precisam de nós.
cada um deve saber o que é necessário para melhorar o mundo em que vivemos.
Viva o BEM!!!
tbm concordo,quem esta desde o começo sabe o quanto a turma do bem cresceu.Está no sorriso do bem,é uma gratificação de todo o trabalho realizado.
tbm,concordo.só quem esta desde o começo sabe o quanto este trabalho vem crescendo a cada dia,e o quanto é bom estar no sorriso do bem.
Esse e-mail foi o mais infeliz que já li nos últimos dias. O que é meritocracia, quantidade ou qualidade? Na hora de trabalharmos fazemos parte da massa, na hora do mérito apenas poucos são lembrados. Isso só serve para desmotivar as pequenas formigas de um grande formigueiro. Se o convite é para poucos, apenas esses poucos deveriam receber o e-mail, todos os que não foram convidados vão se sentir menores. Isso não é uma motivação, isso é uma inferiorização.
É triste para nós, nao nao podermos nos encontrar e receber o gas que recebemos todo ano, porém compreendo e estou de acordo, pois crescemos muito.
Só percisaremos bolar um geito de continuar motivando esse povo e atualizando sobre os projetos novos. Isso é fundamental. A cada ano que vou, tem novidades, e éssas nao podem deixar de ser passadas, senao a chama pode se apagar e ficamos na mesmisse.
Deixo algumas sugestoes:
1. Durante o proprio congresso, ou dias após, marcamos uma reuniao online com todos os coordenadores que nao puderam estar presentes, ao vivo, simultaneamente, e voces dao uma palestra com um resumo geral das novidades.
2. Voces preparam um material atualizado com todas as novidades, para termos acesso online, como uma aula resumo, com questionario ao final e espaço para tirar duvidas, o qual podemos lhes enviar e assim tambem voces podem avaliar quem fez.
3. Fazer a capacitacao em 2 ocasioes diferentes OU procurar locais mais em conta, ja que nao usamos todas as infra-estrutura do hotel. Pode-se pedir que cada coordenador investigue 2 locais, dentor de uma kilometragem pre-determinada por voces.
Fica ai só a sugestao. Estou muito feliz que crescemos tanto.
Acho justo, mas fico com um “medão ” de não ser convidada pra este ano, apesar de estar trabalhando no projeto. Este encontro já faz parte da minha vida há 5 anos, até programo minhas férias para esta época.
Ah, gente, dá um jeitnho de levar os antigos que vao sentir muito se não forem!
Eu acho bem coerente e justo.
Olha, eu sou da opinião que os que mais se destacam, na verdade não estão precisando de um evento de capacitação , porque já são os melhores !! Então os que deveriam ser convidados, são aqueles que ainda não tem muito destaque , para que possam melhorar seu desempenho e possam se tornar ainda mnelhores no atendimento aos pacientes !! e claro que isso vai se tornar um estímulo ainda maior para sermos cada vez melhores !!! Obrigada !!
Detalhes de produção são importantes no mercado dos dias de hoje, mas não estamos colocando em xeque a “produção”, mas um trabalho de voluntariado que expressa a união dos dentistas neste meio. O que para um pode ser pouco, para outro pode ser a única forma de doação. Os méritos são de todos.
Esta correto quem mais produz deve ser recompensado!!
Parabéns pelo critério estabelecido para participação no Sorriso do Bem. Os melhores serão premiados.
Acho justo! Assim dá a oportunidade de todos participarem, pois nem todo mundo pode dar o seu máximo todos os anos… O problema será quando mais de 300 dentistas merecerem… hahaha… Muito bom!