O desabafo de uma funcionária
07/05/13 13:30O blog de hoje não é meu. É da Mariana Fernandes, diretora de projetos da TdB.
“Estou de saco cheio de gente que me olha estranho quando digo que trabalho em uma ONG. É sempre assim… ‘Ah… ONG, é?!’ Parece que por trabalhar no terceiro setor eu carrego na testa a marca da pilantragem. É uma sensação horrível.
Eu sei que muitas das ongs no Brasil são sérias e que esse é um estigma que todas têm que carregar. É por isso que eu e a TdB trabalhamos em dobro para poder bater no peito e esfregar na cara de quem duvidar da nossa prestação de contas.
Eu sou a funcionaria mais antiga da casa. Trabalho aqui há cinco anos e vi muita coisa acontecer. Quando entrei éramos apenas cinco funcionários e hoje somos quase 30… sempre fomos registrados em regime CLT e a TdB sempre esteve em dia com todos os nossos direitos trabalhistas.
Nesses tempo todo eu já acertei, já errei, já virei muitas madrugadas para conseguir colocar jovens na cadeira do dentista. Já ri, já chorei, já briguei, já ouvi gritos, já gritei… enfim vejo o esforço pessoal de cada funcionário e de cada voluntário para fazer a roda girar. E ver alguém desmerecendo o trabalho dessa turma me deixa louca!
A bem da verdade é que se alguém duvida da seriedade da TdB esta duvidando do meu trabalho… Pois se tivesse falcatrua onde trabalho, eu seria, no mínimo, cúmplice. E tenho certeza de que todo funcionário de organizações sérias pensa a mesma coisa.
Mas, contudo, não temos teto de vidro!! Temos uma rede forte de mais de 14 mil anjos da guarda que sabem o verdadeiro valor de sua profissão e que escolheram a TdB por saberem que somos sérios e transparentes.
Para você, leitor do ‘Abra a Boca!’, só posso pedir que investigue as organizações sociais antes de fazer qualquer contribuição financeira ou não. Além da TdB sei que há muitas ONGs sérias nesse país, as quais enfrentam as mesmas dificuldades que a gente.”
Abrir a boca para falar que sou voluntária da TdB é, para mim em Portugal, no Brasil, na América Latina ou em qualquer parte do mundo, motivo de um orgulho imenso e de uma alegria sem limites. Há 3 anos que acompanho de perto o trabalho da TdB em Portugal e sei que esta turma se mata, vira o país e faz de um tudo para sentar mais jovens na cadeira do dentista.
É certo que o país está em crise, é certo que o peso da ameaça económica da Troika, do Banco Central Europeu, do FMI e das brutais medidas de austeridade do nosso governo não facilitam a vida aos muitos que se propõe trabalhar voluntariamente e devolver sorrisos às crianças carenciadas, mas também é certo meus amigos, que é com a verdade da certeza que enchemos o peito de ar e, com a maior das confianças pela credibilidade tanto da TdB como dos mantenedores que a apoiam, falamos da ONG, da OSCIP, dos 14 mil anjos da guarda com o orgulho iluminando os olhos e a confiança abrindo o sorriso, o mesmo, o tal que queremos ontem, hoje e sempre, devolver a mais jovens por esse mundo fora!
Por isso Mari…concordo contigo e digo-te de caras que É UM ORGULHO FAZER PARTE DESTA ONG. Beijo
O problema são as muito brasileiras “ongs governamentais”… Ongs q recebem dinheiro do governo, sem licitação e com controles frouxos. Esses sim, são pilantras que se refestelam com o dinheiro dos contribuintes.
Muito bom, Mari! Nos esforçamos ao máximo pcra levar essas crianças a ter um sorriso saudavel e um qualquer duvidar do que fazemos? E de doer mesmo! Mas o que conta é a consciencia tranquila do que estamos fazendo com amor e dedicação. Vc é uma guerreira de peso nesta tribo de loucos! Bjo grande.
Estou com a TdB no sexto ano e tenho orgulho de fazer parte desta ONG! falou dela, falou de mim tb, apesar de ser voluntário! Beijo Mariana! Sucesso sempre!
Mandou bem Mari!!!!!!
Arrasou Mari!!!!Incrivel!!!
Arrasouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!! BEIJO
Super Mari!!! Estamos com vc!!!
Ser sério nesse país DESTOA! As pessoas não estão acostumadas e ADORAM generalizar para o negativo. Valeu Mari, respeito é bom e todos gostam!!
Se a TdB não fosse uma organização com credibilidade não teria 14 mil anjos…
Lindona…..é isso aí. Parabéns, falou e disse
Nooossa!! Eu voy a falar o mismo cuando me preguntem as pessoas!!
Realmente essa é a pura verdade. Concordo!!!
Concordo plenamente com tudo que vc disse Mariana!
Justamente para que não haja dúvidas existe uma grande empresa que cuida das contas da ONG.
disse Tudoooo Mari!!!!
falar mal, e tipico do ser humano, não se esqueça minha amiga, que a lingua não tem osso, te tivesse metade da humanidade estaria com ela engessada, mas não fique triste, nem se desgaste, quem não sabe fazer, procura denegrir o que de bom acontece na cada do vizinho, beijos e continue trilhando seu caminho, digno e que faz bem a tanta gente, lembre-se alguem la em cima sabe perfeitamente o que vc e todos da equipe estão fazendo, beijos , parabens e força
Disse tudo Mari ! Nós voluntários, nos espelhamos nesta garra, parabéns!
Falou “tudo” Mari, sabia que ia se manifestar…. Agradecida pelo “anjo da guarda”!!!!!!!
concordo com tudo!