Curiosidades da Mega Triagem em São Paulo ou “reais importâncias globais"
02/04/13 13:30Batendo um papo com o nosso querido coordenador Dr. Luiz Scott, após a megatriagem do dia 18, ele fez um relato de um caso que pedi para ele escrever e eu publicar pra vocês… Leiam:
“15 horas da mega triagem em SP e uma fila imensa de jovens a serem triados para possivelmente receberem tratamento odontológico gratuito. O evento ia contar com algumas participações especiais. E palco para receber os globais estava bem ao lado e isolado do público… os que estavam se submetendo a triagem ficavam mais perto. Alvoroço de repórteres e câmeras, eles chegaram… Luciano Huck, Cauã Reymond e Paola Oliveira…
Os coordenadores e voluntários seguiram seu trabalho normalmente, triando jovens. Aliás, aceleradamente, pois naquele momento a fila estava enorme…
Posicionado na minha mesa, onde eu examinava os jovens, presenciei a seguinte cena: um pai com uma criança de 3 anos no colo, acompanhado de outras duas, uma de 5 e uma de 7 anos. Encaminharam-me porque estavam na fila, e mesmo não participando da linha de corte do projeto, que limita a idade dos beneficiários de 11 a 17 anos, por uma questão de urgência no tratamento, atenderia só para não perderem a viagem e não atrasarmos o andamento da fila…
Examinei e infelizmente eles tinham necessidade de tratamento devido a problemas odontológicos complexos. Enquanto conversava e explicava, lógico que chateado com a situação, pedi para que entrassem em contato com a TdB e lá, talvez, eles poderiam obter uma indicação para ajudá-los…
Neste momento, eis que surge a mãe, bela, formosa e satisfeita, afinal tinha conseguido fazer uma foto do Cauã com o celular, que ela portava orgulhosa. Mal ouviu o final das explicações e já saiu atrás de outra foto… fiquei duplamente com pena daquelas crianças. Quais valores eram aqueles?
O alento veio da mesa do lado. Outra criança, que acabara de passar pela triagem, ao levantar-se quis ir em direção ao palco. A mãe, com os papeis na mão, balançou-os e disse: “Filha, isso é que é importante conseguirmos o dentista pra vc é o que importa, o Luciano já está com a vida ganha!”
Ela não sabe, mas aquilo me deu mais ânimo para continuar o trabalho até as 19:00 horas… por estas pequenas atitudes é que vale a pena ser voluntário.”
Luiz Scott
Existe mesmo uma inversão de valores e de prioridades. A questão é: esses filhos devem ser punidos pelos pais que têm?????
dupliquei….sorry
Então, há mesmo uma “inversão de valores” e de prioridades. A questão é: esses filhos deverão ser punidos pelos pais que têm????
A atitude e o interesse das famílias conta muito para o nosso projeto! Parabéns para as mães e pais que fazem de tudo para melhorar a vida de seus filhos e filhas!
Parace até mentira, mas ta cheio de gente assim. Depois querem cobrar algo por aí…
Bom q ainda podemos contar com pessoas de bom-senso.
Bonito texto, o bom da vida é que as respostas vem imediatamente
Aqui em Itauna, a escola que avaliamos conta com uma diretora pra lá de eficiente e comprometida com os alunos. Marcamos a mega triagem e avisamos a faixa etaria que examinaríamos, mas a diretora, tão preocuada com seus alunos, a todo momento pedia para darmos uma olhadinha em uma criança com “dentinho torto” ou “com buracos” e assim passamos um dia inteirinho examinando toda a escola… Como o projeto somente atende crianças entre 11 a 17 anos, sugeri que os demais procurassem a Faculdade de Odontologia. No dia seguinte, atendemos na Ortodontia 22 jovens e a odontoprdiatria agendou outros tantos… Fiquei muito feliz em ajudar aquelas crianças e muito mais feliz em saber que elas podem contar com uma diretora que é uma verdadeira mãe e anjo da guarda de cada um deles… Obrigada TdB por me proporcionar essa alegria de ser voluntária!!!
Sensacional! O Scott sempre observa as mais curiosas historias…e daí tira as forças para continuar sua missão!! Grande pessoa, grande amigo!!
Isso é triste, mas não dá para culpar a mãe só com essa informação. Ela pode não se dafr conta da gravidade do problema do seu filho. Ficou emocionada ao ver pessoas da televisão. Enfim…Mais um problema de educação….
Irreal! Mas felizmente ainda existem pessoas com os pés na Terra…
Corrigindo : inadimplentes**
Uma pena que nem todos conseguem enxergar as oportunidades boas que a vida oferece…mas que maravilha que tem outros tantos que conseguem!!!
Quando exercia a odontopediatria, o que mais me tirava do sério era ver pais tão alheios e tão inadiplentes com o cuidado odontologico dos filhos. Isto independente da classe social! É triste mesmo!
É realmente a gente se surpreende com certas atitudes, mas graças a deus e a postura de outras a gente encontra energia para continuar e sentido para ir em frente!
Realmente só acho uma pena por esta “mãe” ter agido assim, afinal de contas quem precisa realmente são os filhos dela…não é uma questão de conseguir uma foto do artista.
ótimo texto!