A importância de um dentista limpo
01/04/13 16:16A odontologia voltou às manchetes dos jornais… e da pior maneira possível! Na semana passada veio a público a notícia de que milhares de americanos estão sob risco de contaminação pelo vírus da AIDS por causa de um dentista (veja a matéria).
O caso aconteceu em Tulsa, Oklahoma, e ganhou repercussão mundial após um paciente do Dr. Wayne Scott Harrington ser diagnosticado com hepatite C e HIV. O ocorrido gerou uma investigação ao consultório do dentista, onde foram descobertos procedimentos impróprios de esterilização. Entre os absurdos, destacam-se a utilização de instrumentos enferrujados e o reaproveitamento de agulhas e ampolas. Resultado: 7 mil pessoas podem ter sido expostas às mais diversas doenças infectocontagiosas!
Lendo sobre isso, que aconteceu em um dos países que (em tese) possui um dos melhores serviços de vigilância sanitária do mundo, eu me questiono: quantas pessoas estão correndo o mesmo risco quando vão ao dentista? Tal descaso com a biossegurança acontece aos milhares ao redor do planeta… Sabe aquela restauração baratinha?! Então… é impossível que ela seja tão barata, afinal, há todo um processo de esterilização que precisa ser feito!! E, quanto menor o preço, menor o cuidado. O que é simplesmente inadmissível!
Por causa de práticas como essas, temos uma preocupação constante em atualizar os nossos voluntários com as normas de biossegurança. Nesse sentido, criamos em 2010 a Liga do Dentista Limpo, um projeto que busca padronizar e garantir que os Dentistas do Bem façam todos os procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização (clique aqui para baixar o manual). Desse modo, evitamos que catástrofes como essa aconteçam!
Portanto, se você precisa de um dentista, busque um dentista do bem… ele faz parte da Liga do Dentista Limpo!!
Caro Fábio Bibancos e demais membros da Turma do Bem, bom dia. A notícia é realmente estarrecedora e precisa ser veiculada em todoa os meios possíveis para que a população perceba os riscos de frequentar aquele consultório com aspecto de mal cuidado e com instrumentos e equipamentos com aspecto de sujos ou mal conservados. Porém, falar que o preço ou principalmente ele, é o que define a boa ou má qualidade do procedimento é ser muito primário, numa análise mais ampla. Há instituíções sérias e que se preocupam profundamente com todos os aspectos relacionados qualidade e segurança de seus clientes internos e externos. Se avaliarmos dessa forma, alguém poderia pensar: “não vou ser atendido pelos dentistas do bem porque, se eles estão atendendo de graça, é porque devem usar material vencido ou de qualidade ruim ou até mesmo reaproveitando material usado.” Percebem o risco dessa avaliação minimalista? Agora, o que me deixou um pouco frustrado com sua colocação Fábio e dos demais colegas da TdB foi o comentário: “os dentistas do bem são os dentistas limpos”. Então, posso entender que todo e qualquer dentista fora da TdB é sujo? Foi isso mesmo que você disse Fábio e pessoal da TdB? Antea de serem da TdB, vocês também eram sujos, por isso devemos convocar tosos os seus pacientes para fazer exames afim de serem avaliados a cerca das possíveis doenças as quais vocês os expuseram, é isso? Me porde o tom mas, me senti profundamente ofendido com esse comentario descriminatório.
A respeito de sua matéria de hoje é sempre bom lembrar que se o C. Dentista não possuir os documentos necessários que comprovem estes procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização poderá ser responsabilizado por ações indenizatórias, mesmo que realize os procedimentos. Na frente do juiz o que conta é prova escrita.
Documente-se.
Eu vi essa reportagem mesmo, parece que estão procurando os pacientes que passaram pelo consultório desde 2006, para fazerem exames de sangue. Um absurdo!
Concordo em tudo, mas pra vc ser atendido de forma digna e com toda biosseguraça não é necessário vc fazer parte de nenhuma associação, mesmo que seja a excelente iniciativa dos colegas da entidade “Dentistas do bem”! Comentário infeliz!
Eu não digo que a TdB pensa em tudo????
Segurança máxima para mim e meus
pacientes
Absurdo, isso ai quando precisar de um dentista procure um Dentista do Bem!!!
E muito importante se preocupar com a bio segurança e alertar sempre.
Dentista do Bem!!! São os melhores!!!
Boa tua colocação Fábio!!!
essencial a preocupação com a biosegurança!
Muito importante afinal de contas é a saude que esta em risco nesta situação, e com saúde não se brinca!
A gente precisa ficar bem esperto!
por isso eu só vou em dentistas do bem!
Mais um diferencial dos dentistas do Bem…
Que horror!!!
Que horror essa historia. E ainda nos EUA??