A culpa é de quem?
28/01/13 15:42Não adianta negar… Era uma tragédia anunciada. E como essa, outras milhares esperam uma fatalidade para chocar o país.
No Brasil é assim. Para abrirmos um negócio, precisamos nos submeter a órgãos fiscalizadores pouco sérios e a legislações pouco claras… muitas vezes, dúbias. Resultado? Um monte de lugares que funcionam sem a menor condição… eu mesmo já fui a boates que não ofereciam a menor segurança para seus clientes. Todas elas, ou pelo menos a grande maioria, com alvarás de funcionamento em dia!
Alvarás como aqueles que a boate Kiss já teve algum dia (afinal, esta é uma casa noturna muito tradicional na cidade de Santa Maria). Ou seja, a planta já tinha sido autorizada em algum momento… e, em tese, oferecia um mínimo de segurança. Oi?! Como ficou provado (da pior maneira possível), não era bem assim.
Agora, lamentar a falta de saída de emergência, culpar os seguranças, os donos do local, o músico que acendeu o sinalizador é no mínimo equivocado. Quase tirânico. Assim como era quando César jogava um “culpado” para os leões, em pleno Coliseu… com toda a Roma acompanhando a “justiça”.
A culpa é de todos nós: do governo, e de todos os mecanismos de corrupção a que um empresário é submetido para montar um negócio… da mídia, que só lembra que isso acontece depois de uma tragédia dessas… da população, que também não cobra maior eficácia dos órgãos fiscalizadores…
Você já foi a uma boate ou casa de show e procurou saber se o local tinha alvará de funcionamento? Ou, pelo menos, saída de emergência? Os buffets infantis em que fazemos as festinhas de nossos filhos têm brigadas de incêndio?
Nas últimas 24h eu não consigo pensar em outra coisa. Tenho filho adolescente e imaginei se os locais que ele frequenta oferecem esse tipo de risco!
O que eu posso fazer como cidadão? Corri pra ver se a minha clínica estava em dia com o corpo de bombeiros. Testei pessoalmente os extintores. Estava tudo ok… Mas e o prédio onde resido? E a escola do meu filho? A gente não lembra disso no dia a dia. Só quando acontece um drama desses… Você já conferiu seu prédio, consultório, escritório?! Aprendemos da forma mais horrível.
Precisamos urgentemente aprender a cobrar as autoridades o seu papel. Penso nesses pais e nessas mães… nessas vidas interrompidas. É horrível, monstruoso! Todos nós estamos em luto!
QUE TRISTEZA!!
PS: falamos com os dentistas do bem de Santa Maria e todos estão muito tristes, porém bem. Um deles, professor da universidade local, relatou que perdeu 3 alunos na tragédia. E o número de estudantes de odontologia só não foi maior porque no dia havia um baile de formatura do curso.
Hi, Neat post. There’s a problem together with your site in internet explorer, could check thisˇK IE still is the market chief and a big section of people will omit your fantastic writing due to this problem.
Concordo… È Triste termos que testemunhar tamanha tragédia, porém, a responsabilidade é Geral.
Fábio, perfeito o que você escreveu! O luto e a tristeza dos gaúchos são também de todos nós. Precisamos começar a aprender com tudo isso e com todos os outros eventos por quais viermos a passar! Abraços a vc!!
Preocupante. Conversando com minhas duas filhas (20 e 25 anos), elas me disseram que nunca reparam em saidas de emegências e em muitos casos elas não existem mesmo. E olha que nao estão dizendo de qualquer balada nao. :/
É uma situação de muito luto mesmo! Como o texto muito bem aponta, a responsabilidade da tragédia deve ser atribuída a toda nossa estrutura e não apenas a um ou outro indivíduo. E não deixemos que este acontecimento seja usado politicamente para medidas de “reforço de segurança” que impliquem, de fato, controle maior sobre a população e não, como deve ser, fiscalização mais eficiente dos espaços de lazer que frequentamos.
Eu não sei se isso é coisa de país “novo”, que não passou por guerras e horrores de todos os tipos. Infelizmente, aprendemos – aos trancos – pelas tragédias. Infelizmente.
lamentável…tive o sono interrompido várias vezes essa noite, pensando no desespero das famílias…e também lembrei de nossos voluntários lá…obrigada por notícias Fábio e pelo alerta…
Triste……
A fiscalização tem que vir da população, em todas as áreas… VAMOS COBRAR… O POVO BRASILEIRO É MUITO CALADO.. SO ABRE A BOCA PRA GRITAR GOL E CANTAR ESSAS MUSICAS NO CARNAVAL..
Que tristeza!
Está certíssimo quando diz que a responsabilidade é de cada cidadão, somos omissos nas cobranças de segurança (entre outras), inclusive quando a responsabilidade é nossa.
Que não esperemos a nossa própria tragédia acontecer para tomar precauções de segurança.
Concordo com vc Fábio! Culpados agora adiantam de que???? Culpa de quem deu um alvará de funcionamento para essa boate sem saídas de emergencia,culpa de quem não fiscaliza, culpa de nós que não gostamos de ser fiscalizados e nem cobrados, culpa de quem tem pressa em abrir….ai é triste… Hj fiz a msma coisa testei o extintor do consultorio, e me dei conta de como fui lenta para fazer isso, como demorei para remover o lacre e etc…e se estivesse precisando na hora, e com o nervosismo,o panico seria pior…deveriamos passar por cursos nos ensinando a ulitlizar, nós e todoa nossa equipe.infelizmente aprendemos com essa tragédia…hj ficarei bem mais atenta as saidas de emergencia…:( o Brasil de luto!!! eu estou arrasada com isso…
triste…fiz a msma coisa testei o extintor do consultorio, e me dei conta de como fui lenta para fazer isso, como demorei para remover o lacre e etc…e se estivesse precisando na hora, e com o nervosismo,o panico seria pior…deveriamos passar por cursos nos ensinando a ulitlizar, nós e todoa nossa equipe.infelizmente aprendemos com essa tragédia…hj ficarei bem mais atenta as saidas de emergencia…:( o Brasil de luto!!! eu estou arrasada com isso….