Prestando atenção nos detalhes
23/01/13 13:21Existem duas forças que movem todas as coisas do universo e que se complementam durante todos os instantes, elas são como os polos positivo e negativo, ou como a luz e a escuridão.
No início dos tempos, antes mesmo desses conceitos serem definidos, dizia-se que a natureza se comporta por meio da discórdia e, mesmo sem poder associar esse comportamento à maldade, podemos imaginar que essa tenha sido a primeira percepção deste assunto.
Um bom exemplo para ilustrar este assunto é a atitude de uma leoa caçadora, que busca comida para seus filhotes e, sem dó e nem piedade, acaba com a vida de um animal indefeso. Existia amor na criação daquele ser que perdeu a vida, assim como existe amor na atitude dessa mãe.
A destruição, assim como a morte, é erroneamente apontada como algo ruim por conta do impacto que consegue criar. Digo que isso é um erro, pois não existe evolução sem que haja a morte de tudo aquilo que não serve mais. A força da natureza, por exemplo, é capaz de causar grandes destruições, mas não pode ser associada ao poder do mal, afinal segue as necessidades vitais do planeta.
A distância que existe entre essas duas forças é tão pequena que chega a ser imperceptível, sendo identificada em pequenos detalhes. Existe uma frase do filósofo chinês Confúcio que, para mim, resume bem esse assunto: “não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você”.
Simples assim!
Isso é a dialética: a luta entre os contrários que estabelece uma realidade em constante transformação.
Acabei de ler uma frase que cabe com esse texto: “Momentos bons e ruins fazem parte da vida, a diferença é que um marca e o outro ensina” Vamo que vamo….
A psicanálise também aproxima a força destruidora da pulsão de morte e a criação da pulsão de vida; como a criança que “destrói” o seio da mãe para se alimentar.
E viva nossa “evolução”, ainda que a “duras penas”….. Crescer e crer é preciso!!!!!!
A dualidade se faz desde o início da consciência. Quando nós, seres humanos, definimos o bom, o mau existirá inevitavelmente. Se existe luz, a escuridão também existirá. Acho que a busca do equilíbrio é que pode trazer alguma satisfação.
Perfeito. Ah! se todos nós, no mundo, em todos os momentos lembrássemos desta frase…. quão melhor o mundo seria….
essa frase é a lei que sigo pra minha vida! não precisa de mais nada.. na minha opinião esse é o unico mandamento necessário.. o restante é anexo.
É uma premissa importante para cada sutil diferença.