É tenso!
17/01/13 13:50
Assistindo esse vídeo eu fico pensando: imagina a tensão que foi produzir o primeiro debate televisionado da história. Digo isso por que estamos sentindo na pele todas as pressões que antecedem um evento desses… e olha que não estamos organizando nada entre presidenciáveis.
Mesmo assim, percebi que debates envolvem um jogo político muito perigoso. Os “debatedores” têm um objetivo claro… vencer a eleição! E a discussão é um caminho que pode definir o seu sucesso ou o seu fracasso.
Por outro lado, o público quer se informar… Quer escolher o “melhor” candidato… e para isso, é preciso ouvir o que todos têm a dizer…
Surge logo a primeira pressão: fazer um evento que atenda às expectativas de todos os envolvidos no processo. Os interesses do público… os interesses dos candidatos, que não querem se expor de maneira desnecessária… os interesses dos meios de comunicação, de conseguirem audiência… Como fomentar uma discussão que consiga atender a tantas demandas?!
No nosso caso a solução foi utilizar o know-how da Folha de S. Paulo, que está nos apoiando no debate entre os candidatos ao CROSP. Sem o maior jornal do país, com certeza todo o processo seria bem mais difícil. Eles nos deram todo o suporte para que a ideia saísse do papel… Além de aceitarem mediar e repercutir o evento.
Depois, vem aquela: será que todos os candidatos vão participar?! Tem gente que dificulta o contato, criando empecilhos… atravancando o processo. Tem gente que facilita com segundas intenções (essa nunca dá para saber direito!). Tem gente que simplesmente parece não se importar – e fica aquele receio de saber se vai aparecer mesmo no dia. Tem também aqueles que botam pressão por achar que o negócio é parcial…
Outra coisa complicada: a divulgação! Qualquer coisa mal dita pode gerar suspeita sobre todo o processo. Não dá apenas para ser transparente e imparcial… é preciso mostrar isso pra todo mundo. Porque parece que o mundo está esperando uma escorregadinha pra desacreditar todo o debate.
Aí, quando tudo parece estar encaminhado, vem a pior de todas as tensões: o evento vai ser relevante?
Honestamente, fazer política é difícil. Principalmente quando o objetivo não é ganhar ou perder, mas sim promover a democracia. Mas não podemos esquecer: “podemos não pensar em política, mas a política vai pensar em nós”.
PS: Em tempo, o debate vai acontecer na segunda-feira (21), às 19, com transmissão ao vivo no site www.tdb.org.br.
Hi there, You’ve done an excellent job. I’ll definitely digg it and in my view suggest to my friends. I am sure they will be benefited from this site.
A Tdb sempre articula para que a classe odontológica seja cada vez mais reconhecida.
Que esse debate sirva para esclarecer todas as propostas das chapas e traga esclarecimentos para os profissionais votarem mais convictos.
Que todos os interessados possam prestigiar e participar desse momento tão importante.
Bons tempos de debate este.
O JFK era f…
Muito Bom o vídeo e boa sorte no dia.
Os interesses das chapas com certeza são diferentes, o debate acontecendo ajuda a conhecermos cada um dos candidatos.
Com toda certeza a TdB vai superar todas as expectativas!!!
O importante é que este assunto seja debatido e que promova a democracia.
Boa sorte neste evento!!!
Muito bom texto!
Realmente são tantos interesses que é difícil acreditar na neutralidade. Mas se antigamente eram os céticos que só acreditavam haver interessados, hoje em dia temos um novo grupo acreditando nisso: Os que têm fé; têm fé de que tudo e todos querem dar uma rasteira em alguém e ganhar uma fatia do bolo!
Mas agora temos a chance de analisar se nadamos mesmo num rio de piranhas na odontologia: O debate!
Não desperdicemos essa chance!