A importância de se debater
15/01/13 13:23No dia 21 de janeiro (segunda-feira), às 19h, vai acontecer no Auditório da Folha de S. Paulo o debate entre os candidatos ao CROSP (Conselho Regional de Odontologia de S. Paulo), resultado de uma parceria entre a TdB e a Folha. E há algum tempo eu não consigo pensar em outra coisa!
Em todo e qualquer processo democrático que se preze, é indispensável que haja discussão de ideias, de propostas, de pontos de vista. É assim na disputa pela presidência da república… é assim até em eleições de síndico! O debate fomenta a democracia…
Entretanto, essa máxima parece ter sido esquecida pelos conselhos de classe, não é mesmo?! Eu pelo menos não me lembro de nada parecido com um debate na história da odontologia brasileira, como deixei bem claro em blogs anteriores (clique aqui e aqui).
Por isso o evento é pioneiro… Porque está mudando um paradigma.
Nem imagino o impacto que ele pode ter no resultado da eleição. E, no final das contas, nem é minha pretensão fazê-lo. O objetivo é outro: fomentar discussão… e assim, dar aos dentistas de todo o estado de S. Paulo ferramentas para que seus votos sejam mais conscientes!
Isso traz oxigênio para nossa classe… o que impacta não apenas os dentistas, mas toda a sociedade. Faz crescer o respeito pela profissão – e consequentemente, por seus profissionais. Mostra seriedade e ética.
Por isso estou tão feliz de ver a TdB à frente disso tudo… e ansioso para o grande dia.
Faz parte de nossa missão mudar a percepção da classe odontológica sobre sua profissão… e, assim, mostrar para a sociedade a importância da Odontologia. E quando temos a oportunidade de fazer isso em parceria com um jornal do porte da Folha de S. Paulo é melhor ainda. Toda a sua experiência e credibilidade só tem nos ajudado a organizar o evento com ainda mais ética e justiça. Afinal, mexer com política exige uma delicadeza ímpar…
Espero que todo mundo acompanhe o debate. Ele vai ser transmitido ao vivo no site da TdB (clique aqui). É a participação dos dentistas que vai garantir o sucesso do evento… Ajude-nos a espalhar a notícia. Vamos fazer de 2013 o ano da odontologia!
PS: O que você gostaria que os candidatos discutissem?!
Um debate político é sempre importante para conhecermos não apenas as posturas políticas dos candidatos, como também os interesses colocados em suas candidaturas, traçando assim um perfil dos grupos em disputa. No caso de um conselho, isso se faz mais necessário, dado o completo desconhecimento sobre o trabalho realizado.
Grande iniciativa!
excelente oportunidade para que todos os dentistas do estado de são paulo possam ver as propostas dos candidatos e assim votar com consciência!!
Será um grande avanço em direção à uma odontologia de respeito!!
Gostaria de saber se poderão ser feitas perguntas aos candidatos e se caso puder como poderão ser feitas ? Também começo a ver uma luz no fim do túnel com este debate e processos iguais a este poderia se estender pelo Brasil .
.
discussões, novas percepções e políticas públicas
Formado desde 1999, em todas as eleições conhecia muito pouco sobre os participantes das chapas e menos ainda sobre as propostas, Mas dessa vez será muito diferente, terei a possibilidade conhecer as propostas e as pessoas que representarão o conselho de minha classe! Não vejo a hora!!!!
Um passo muito importante para a Classe Odontológica! Assim como o Alex, acredito que um debate agrega informações e esclarece…e muito!
Sugiro o tema convênios odontológicos.
Com um debate ficamos sabendo as ideias e planos dos candidatos para escolhermos o que melhor nos representa. Sem um debate votamos em quê? Algum conhecido de faculdade? De algum curso? O amigo de um amigo? Quem fez mais propagando pelo face?
É… que avanço! rs.
..
Gostaria que os candidatos discutissem sobre o papel do conselho para a sociedade. Não sou dentista e não entendo até hoje o que estes conselhos fazem.
Um debate sempre enriquece, agrega dados, informações, esclarece. Eu vejo dois temas que poderiam ser discutidos: os convênios odontológicos e as políticas públicas que os governantes recém eleitos podem desenvolver em relação à odontologia.