Merchandising social para o consumo consciente
14/01/13 16:14Uma pessoa vai ao supermercado. Lá, de frente pra gôndola, começa a ticar a lista de compras, enchendo o carrinho de produtos. O critério de escolha?! Preço, qualidade, confiança, beleza, quantidade…
Até aí, tudo bem… Não adianta negar. A gente precisa consumir. É o que temos pra hoje. Mas podemos fazê-lo de um jeito diferente. Consciente…
Imagine se, de frente pra prateleira de um mercado qualquer, a pessoa preferir o produto de uma empresa que apoia uma causa social em detrimento de outra que não o faz? Aí a nossa escolha de consumo pode fazer toda a diferença. O que, aliás, segundo algumas pesquisas, já começou a acontecer – inclusive com consumidores aceitando pagar mais caro pelo produto (clique aqui).
Aí aparece um chato de plantão pra dizer: “Balela… no final das contas as empresas só fazem isso pra ganhar mais dinheiro!” Qual é o problema?! Pra mim está tudo certo… o que importa de verdade é que elas, que ajudam projeto sociais, ONGs, abrigos… enfim, empresas que buscam ser socialmente responsáveis estão colaborando com a construção de um mundo mais justo. Simples assim. E se nós preferirmos seus produtos, estaremos pressionando aquelas que não o são a repensarem suas posturas. Afinal de contas, as “leis de mercado” não professam ser a oferta e a procura que determinam as dinâmicas da economia?
Imagine se todas as empresas se responsabilizassem por uma causa social? Eu quero viver num mundo em que, fora a qualidade e o preço, na hora da minha opção de consumo venha embutido um valor social de fato.
Hi my family member! I want to say that this post is amazing, nice written and come with approximately all important infos. Iˇ¦d like to look more posts like this .
O consumo consciente é a única maneira de mudar o capitalismo, é como se a revolução fosse pessoal, cada um deve consumir das empresas que deseja “ajudar”, as que você acredita que merecem o seu dinheiro.
““Balela… no final das contas as empresas só fazem isso pra ganhar mais dinheiro!” Qual é o problema?! Pra mim está tudo certo… o que importa de verdade é que elas, que ajudam projeto sociais, ONGs, abrigos… enfim, empresas que buscam ser socialmente responsáveis estão colaborando com a construção de um mundo mais justo. ”
Concordo plenamente! Não importa o motivo pelo que as coisas boas são feitas, contando que sejam feitas! Da mesma forma que boas intenções com péssimos resultados são apenas péssimos resultados!
Acredito ser o consumo consciente uma grande alternativa para um mundo melhor… Merchandising apoiado!!