Enquanto isso, no CFO…
06/12/12 13:15Responda-me de supetão: quando foi a última vez que você viu alguma notícia sobre o Conselho Federal de Odontologia (CFO)?! Vou simplificar, um pouco: quando foi a última vez que você viu um porta-voz do CFO comentando alguma notícia, mesmo que o assunto não fosse o próprio conselho?
Outra pergunta: quando foi a última vez que você viu a sigla OAB sendo citada pela mídia?!
É um massacre… Todos os assuntos de interesse nacional têm na Ordem dos Advogados do Brasil uma fonte certa. E a Ordem, por sua vez, se coloca como um organismo preocupado com tais questões. Vira e mexe aparece uma nota sobre algo que, de modo geral, não tem absolutamente nada a ver com o fazer profissional do advogado.
Já o Conselho de Odontologia…
Talvez isso seja resultado de nossa postura, enquanto classe. Somos desunidos, não reivindicamos os nossos direitos e nem nossa importância social. Ficamos fechados em nossos consultórios e esquecemos que nosso fazer profissional transcende a cadeira do dentista… esquecemos também de nossa função enquanto agentes políticos e formadores de opinião (afinal, uma consulta é quase uma mídia: o dentista fala e o paciente, de boca aberta, escuta).
Reflexo disso é a apatia que domina nossos conselhos regionais. Uma morosidade que ninguém no mundo explica. E que mesmo os opositores não conseguem mudar… O conselho está ensimesmado, fechado, hermético… e tudo o que acontece fora pouco interessa. E o que acontece dentro… ah, isso é outra história!
Para isso mudar é necessário que tenhamos um conselho atuante, preocupado com os interesses dos dentistas… e com os interesses da nação! Um conselho que se coloque frente à sociedade com a respeitabilidade que a OAB alcançou…
Até lá, tudo seguirá na mesma…
O problema é nosso que permitimos e ainda delegamos poder a essa corja que está no comando, enquanto atrocidades acontecem ficamos discutindo se Monteiro Lobato é racista ou não.
Agora começo a querer saber qual a função real e a que interesse seguem nossos conselhos( CRO, CFO) , por enquanto tenho a visão apenas destes órgãos como reguladores e acima da profissão ,visão de um recém pós formando e um dentista novato que ainda bate cabeça
Renovação Já! Mas com propostas viáveis! Idéias responsáveis pensando num todo! Fazer o Dentista evoluir! Aumentar o raio de ação pra fora do consultório! Vamos mudar isso já!
Como psicólogo compartilho essa frustração com o conselho federal com vocês. Gosto da ideia da nossa mudança de postura como uma forma de envolver o conselho, já que o oposto não parece ocorrer espontaneamente.
Uma baixaria o CRO, CFO… representa claramente o que temos de mais podre no Brasil, nossa politica cheia de gente interessada em si mesma..
Concordo com vc em gênero número e grau.
E mais a nossa sociedade está apodrecendo igual, eles fazem e desfazem e não acontece
nada continuam no poder.
Precisamos mudar urgentemente esse Conselho. Precisamos de renovação… Novos nomes, pessoas éticas, articuladas e realmente preocupadas com as questões odontológicas.
Muito interessante a colocação. De fato, a OAB, como instituição, tem uma papel na sociedade de referência. Não sou dentista, mas, sem dúvida, em qualquer questão ligada a sáude o conselho de odontologia poderia ser uma fonte de opinião. Pena, que não é.
Acho que todos os conselhos praticamente não fazem nada pelos seus profissionais. Mesmo o CFP (Conselho Federal de Psicologia) faz reuniões, fala em mudanças, mas nada acontece também.
Deveriam usar nosso dinheiro da anuidade em algo mais útil, em algo que mude alguma coisa.