Este filme não é sobre você!!!
07/08/12 13:30Primeiro, a boa notícia: o filme Tá rindo de quê? já ultrapassou 9 mil views e está na lista dos mais populares do YouTube (categoria “Sem fins lucrativos/ativismo”)!!! Juro que não acreditava que conseguiríamos resultados tão rápidos!
A outra novidade nem é tão inesperada assim… As reações ao filme começam a aparecer. E, nem todas, claaaro, são positivas. Quando se denuncia um problema muito complicado, é comum que algumas pessoas se sintam no mínimo incomodadas. Principalmente quando o problema – e a solução – envolve o poder público.
A dra. Luciana Bason, Melhor Dentista do Mundo de 2011, postou Tá rindo de quê? em um grupo do Facebook sobre a vida política de Pindamonhangaba. Ela explicou que a TdB propõe a distribuição gratuita do kit de higiene bucal, que a Câmara da cidade já aprovou dois projetos de lei nesse sentido e que ela estava começando a campanha local da assinatura do pacto com os candidatos a prefeito (para saber mais sobre o pacto, clique aqui ou aqui).
Tudo certo, tudo explicado, mas… O atual prefeito de Pinda parece que não gostou muito. Pior: não entendeu direito:
“Embora muito tenha sido feito e haja sempre muito a fazer em todas as áreas, não poderia deixar de comentar que o filme acima foi feito com pessoas de regiões carentes do Brasil, não corresponde à realidade de Pindamonhangaba e nem da grande maioria das cidades do Estado de São Paulo, FELIZMENTE!”
Sei, sei…
O que é importante entender – e ressaltar – é que não estamos metendo o dedo na cara de ninguém em particular. De nenhum prefeito, nenhum vereador, nenhum político. Estamos denunciando uma realidade que se repete de norte a sul. E temos coordenadores em quase mil cidades (literalmente!) que podem confirmar isso.
Claro que existem regiões mais carentes do que outras… Mas também é certo que existem crianças e adolescentes (e adultos também…) em todo o país sem acesso à saúde bucal. E isso precisa mudar!
Tá rindo de quê? não é sobre você, eu ou qualquer outra pessoa. Não é pessoal. É sobre todos nós. Para todos nós. Todos nós fazemos parte do problema – e da solução. E precisamos fazer uma escolha: ou fazemos de conta que não existe ou arregaçamos as mangas e vamos à luta. A TdB prefere a segunda opção.
Pois é isso ME chateou muito pois, como disse anteriormente, a Turma do Bem não age nos municípios com a intenção de mostrar os problemas, criticar uma gestão, estamos para somar. Poxa é tão difícil entender que uma cidade de quase 200 mil habitantes um centro de especialização não pode dar conta de toda essa gente? É tão difícil de entender que nosso trabalho diminui essa fila de espera no CEO e postos de saúde e que isso torna um ponto positivo para qq gestão municipal, seja desse ou daquele prefeito? Nós da Turma do Bem temos um único objetivo: facilitar acesso a odontologia aos adolescentes mais necessitados, e acho que isso também é o objetivo de qq prefeitura. Então porque não trabalharmos juntos se o objetivo é o mesmo? Por que não nos apoiar? Isso é muito triste!!!
O que mais me choca nessa história toda é q o prefeito em questão que não sabia q na sua cidade ocorre esse tipo de problema, é DENTISTA.. ae me pergunto um dentista no poder que não sabe nem sequer como anda a saude bucal de sua população vai saber mais do q??? pois é meus caros é por essa e por outras que precisamos conhecer mais esses “queridissimos” politicos de nosso país!
Concordando ou não, o problema esta ai…Vai ficar parado?
O fato de suscitar este tipo de reação só comprova o sucesso do vídeo.
Que existe deficiência em tratamento bucal no nosso país , não é novidade para ninguém … Quem diz que isso não existe em algum lugar do nosso país , quer ludibriar alguém , pois em todos os lugares mesmo os mais abastados este problema existe …..
Infelizmente essa é uma realidade e não é só no Brasil não…..
Melhor arregaçar as mangas e lutar, do que achar que esta tudo certo…
O problema existe e temos que tomar alguma atitude!!!
Ele deve viver só na Society , pois estamos aqui grudado em Pinda e temos casos piores do que os mostrados no vídeo. Taubaté e São Luiz do Paraitinga cidades da rica região do Vale do Paraíba tem sim gente que náo tem escova e tem dente podre..
Não se pode “maquiar”, o problema existe, está aí…. Agora é uma questão de opção: fazer ou não………..
Essa é sim a realidade de muitas regiões do país todo, independente de onde se faça o documentário, existirão jovens precisando desse tratamento. Muito legal o vídeo se espalhando, uma conquista de todos!
Nossa isso é genial que o video tenha tanta repercussão e esta encomondado o poder publico isso vai fazer com que eles percebam que a Saude Bucal da População esta em uma situação Precaria e grita por socorro>
Foi o que eu disse para a Luciana… Será que o eleitor dele sabe dessa opinião? Ninguém melhor que a população carente desse serviço para demonstrar a veracidade desse vídeo. O lugar não importa, o que eu sei e tenho certeza, é que isso acontece em todos os lugares!!
que maravilha ver que o vídeo está tomando proporções! o problema é que quem não passa pelo problema as vezes esquece que ele existe, estamos aqui para mostrar que ele existe sim, é sério e precisa urgentemente de soluções
com certeza essas pessoas incomodadas nunca tiveram que compartilhar a mesma escova de dentes…
Na minha opinião, quem se ofende com nosso filme, assina seu atestado de omissão…
Nao concordo em generalizar, dizer que o problema seja de todos nos. Embora ele seja, isso nao funciona com os nossos politicos, a critica tem que ser direta, com nomes; sejam vereadores, prefeitos, governadores, homens publicos minimamente preparados devem responder com numeros e fatos e nao levar isso pro lado pessoal.
Todos exercitamos nosso complexo de culpa de vez em quando, principalmente quando queremos fazer algo e não temos condição. Não tem jeito: suck it up! Ainda há muito o que fazer!
Você pode concordar ou discordar, só não pode ignorar!
sigo emocionada con el video, me parece una alternativa especctacular y mas sabiendo que finalmente se ha tomado una medida que va mas alla de la propia prevencion. Estasmos armandoles con las herramientas necesarias par prevenirse..
Essa é uma certeza do sucesso. Repercutir de todas as formas é sempre bom. Estamos colocando o assunto na boca do povo e esperemos da opinião pública, na pauta do dia.