Dr. Rangel e o MOT
24/07/12 13:45O primeiro contato foi pelo Facebook. Depois ele aceitou nosso convite e veio conhecer a TdB. Ganhamos, ao mesmo tempo, um amigo e um presente…
No início dos anos 90, o dentista Alexandre de Oliveira Rangel decidiu fazer mestrado em saúde pública. O trabalho incluía comparar a saúde bucal de alunos de escolas públicas e privadas e, para isso, ele teria que examinar a boca dos alunos.
Na escola pública, não encontrou problemas: era só colocar uma cadeira no pátio e pronto. Já na escola particular… Os pais só autorizavam se o exame fosse feito em um consultório. Marcar uma série de exames no seu consultório particular era complicado. A melhor opção seria levar o consultório para a escola. Mas como???
Foi assim que surgiu o MOT – Módulo Odontológico Transportável. E o que era pra ser apenas uma ferramenta para o mestrado tornou-se um projeto de vida…
Quando o equipamento já estava delineado, Rangel percebeu seu potencial, como ele poderia ser útil para a saúde bucal no Brasil. Abandonou o mestrado e se dedicou de corpo e alma ao MOT. Por dez anos!!!
O MOT foi reconhecido e premiado: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, Fundação Banco do Brasil… Com o apoio da Olsen, empresa de Santa Catarina, e da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, o equipamento saiu do papel e Rangel abriu uma empresa para produzi-lo. Este vídeo é dessa época:
A empresa chegou a fabricar 20 unidades, que foram adquiridas por prefeituras, sindicatos… Até uma igreja comprou. Mas, para a produção deslanchar, Rangel precisava de… dinheiro, claro! O financiamento da Finep estava para sair e… O Lula ganhou, a diretoria da Finep mudou e tudo ficou parado.
Rangel ainda insistiu por um tempo. Mas cansou. Fechou a empresa e voltou para o consultório. E guardou um MOT completo… Um só.
Adivinha onde este equipamento está agora? Aqui na TdB! Vamos usar em triagens? Não, nosso plano é levar o MOT um pouco mais longe… Para a África!!!
Há anos queimamos nossos neurônios pensando num jeito de implantar o Dentista do Bem por lá. O número de dentistas é muito pequeno, não dá para usar o mesmo modelo de voluntários atendendo em seus consultórios particulares… Um equipamento que permite realizar tratamentos odontológicos com qualidade e segurança em qualquer lugar pode ser a solução!
Por enquanto, é só uma ideia, ainda não sabemos bem como colocar isso em prática. Mas eu acredito que vamos encontrar um caminho. E o sonho do dr. Rangel se tornará realidade – mesmo que seja em outro país!
Nooosaaaa..qtas idéias! Tomara que dê muito certo!
Nossa que sonho. Sempre que comento da TdB para diretores de escolas, meus amigos, familiares, digo que o sonho da TdB é levar nossa turma até a África ( cosa que falamos entre os voluntários). Porém a grande diiculdade era justamente essa. E agora, quem sabe, chegou a hora???? . Pr isso digo, NnCA devems desistir de nossos sonhos.
INACREDITÁVEL!!!! Isso é de facto um sonho tornado real! Pena é que o projecto MOT do DR. Rangel tenha ficado parado por causa de políticas, mas na verdade esta é a forma mais positiva que conheço de reverter um aspecto negativo num verdadeiro sonho feito vida! Que as crianças Africanas possam começar a ter as mesmas oportunidades que as brasileiras, as dos 10 países da América Latina e as portuguesas já têm graças à TdB e – neste caso – ao empreendedorismo – do Dr. Rangel.
Muito bom!!!!
Ideia maravilhosa! O problema agora vai ser administrar a fila de voluntários que querem ajudar a implantar o projeto na África – já estou me candidatando!
Nossa! Cada dia mais e mais! Parabéns, parabéns!
Amei a novidade
Espero que Chegue logo na Africa Para assim podermos atender aquele povo que tem uma historia de sofrimento e de superação assim podendo trazer o sorriso no rosto daquele povo.!!!
Que sonho!! Fiquei encantada se precisar de voluntária, estamos aqui!! Parabéns por mais essa iniciativa. Africa, aí vamos nós.
Nossa que notícia ótima!!!
Boa sorte!
parabéns ao Drº Rangel…o MOT (Um equipamento que permite realizar tratamentos odontológicos com qualidade e segurança em qualquer lugar ) é MARAVILHOSO!!! E A TURMA DO BEM LEVAR ELE PARA A AFRICA ,isso já é sem palavras!!!pergunta se eu gostei da ideia? EU AMEI!!!!!!!…essa tdb sempre me surpreende…
que tal o Haiti????
Excelente notícia! Tenho certeza que será (mais) um baita projeto.
Que legal! Uma ideia e ação fazendo diferença!!! Muito bom!
Eu conheci o MOT lá na ONG, depois que fui esclarecida sobre aquela “entidade” (sim, pq estava lá toda imponente, ocupando uma canto da ONG), achei a idéia genial. E agora a torcida é para que ela saia logo daquele canto e mostre realmente a que veio…..
Precisa de voluntário dentista para operar realmente o maquinário e ajudar os jovens africanos?!?! Tem uma em Guarulhos… depois passo o contato dela para vcs!!!
Levar saúde bucal para a África e com um equipamento desenvolvido por um dentista brasileiro… Isso é a TdB!
Uaaaaau! Que notícia boaaaa!!!!!
O equipamento é muito legal e prático.. que vontade de ver como ele funciona por dentro! rsrsrsr
Mais um projeto da TdB que vai devolver qualidade de vida a muita gente… e não vai demorar, acreditem!!
Que interessante, adorei! Vamos torcer para que o MOT consiga atravessar o Oceano!
Seria um sonho ver esse MOT a percorrer as estradas em África!
Muito bom!!! Já trabalhei com um equipamento parecido na época da facul prestando serviço voluntário em comunidades carentes junto ao Exercito em Três Corações. Trabalho maravilhoso.
Maravilhosooooooo nem acredito….parece que estou sonhando……..
AA, me encanto la idea,, ojala pueda rescatarse por completo para todos los fines establecidos y otros mas…
Certamente, mais rápido do que podemos esperar, esse sonho se tornará realidade.