Vozes do além no Facebook
23/07/12 13:26Começo a semana com um assunto suuuper atraente: morte. Ok, todos nós vamos morrer um dia… Mas ficar pensando e falando nisso é mórbido, né? Acho que foi por isso que levei um susto quando soube que existem aplicativos que mandam mensagens pelo seu Facebook depois que você bater as botas!!!
Não fui atrás, mas imagino que tenha programas parecidos para o Twitter. Ou vão lançar logo.
“If I die” e “Deadsoci.al” são os nomes dos programinhas. Gratuitos – pelo menos você não tem de investir na sua própria morte… Depois de instalados, você escreve mensagens ou grava vídeos para deixar seu recado além-túmulo.
Minha primeira dúvida prática foi: se eu estou morto, como vou acessar o Facebook pra mandar essas mensagens? Bom, parece que os dois aplicativos têm um sistema que confirma sua morte com parentes ou amigos próximos – tudo virtualmente, ninguém vai pedir seu atestado de óbito. E esse sistema impediria também que alguém com um senso de humor estranho (ou muita raiva de você!) enviasse a mensagem final antes da hora. Menos mal…
Para saber mais detalhes do funcionamento, eu teria de instalar os aplicativos. Minha curiosidade não foi tão grande assim… Mas isso me fez pensar…
Em tempos de mídias sociais, ainda temos mais esta preocupação: o que fazer com a conta do Facebook, do Twitter e todas essas redes depois da morte? Colocamos a senha no testamento ou repassamos para alguém querido, para que tome as providências de atualizar a página com um obituário? Não fazemos nada e viramos fantasmas virtuais, assombrando nossa lista de amigos com a última foto postada na linha do tempo?
E se usarmos os tais aplicativos? Imagine a sensação de receber um vídeo de alguém que você sabe que está mortinho da silva… Há quem diga que ajudaria a enfrentar a perda. Não sou psicólogo, mas não sei, não… Ainda me parece enredo de filme de terror…
E falar o que numa hora dessas? Os criadores dos aplicativos dão até sugestão para o conteúdo da mensagem final: uma despedida em grande estilo, um conselho valioso, a revelação de um segredo cabeludo, um acerto de contas com os desafetos… Ainda não decidi o que farei com as minhas redes sociais, mas uma coisa eu sei: por enquanto, se eu tenho algo importante a ser falado, prefiro fazer isso… ao vivo!
Alguns usarão a inFernet….rsss
Qualquer coisa a ser dita tem que ser em vida ,se vivo já é dificil fazer alguem te ouvir imagine depois de morto…
Bizarro isso meu…
Achei meio mórbido, mas gostei.
Eu até faria uma coisa dessas, ou com alguma coisa MUITO engraçada (pra a última coisa que deixei ser um riso) ou, se soubesse de antemão que morreria (tipo em uma doença), prepararia um jogo, espécie de caça ao tesouro, para meus amigos mais próximos, sendo que o prêmio final que seria….uma surpresa!
Olha a “proporção” que a coisa toma…. É o preço do “progresso”, evolução dos tempos. Estou fora, nem quero ouvir falar no assunto…..
Recebi semana passada, um daqueles jogos de perguntas, que nunca respondi, e foi enviado por um amigo que morreu a uns dois meses….perguntava, Será que a Lu dorme com alguém na primeira saída? HELLLOUUUU, tudo muito estranho, o jogo, a pergunta e a curiosidade do morto…..
Na verdade não temos noção no que vai dar tudo isso.
Como eu vi um dia desses no Facebook, eu mandaria a seguinte mensagem para o aplicativo: enfim, off line!
Nossa Terrrivel Melhor Viver e nao pensar em Morrer ou no que vamos deixar de mensagem!!!
Parece um pouco interessante essa ideia, mas acredito que independente do recado ou vídeo, não muda nada pra quem fica.
Eu já tenho uma idéia do q deixar depois q partir… Qdo eu morrer vcs saberão!! Mas ainda demoraaaaaaaaaaaa… assim espero!!
Tem gosto pra tudo!
Quando a gente acha que já viu de tudo…
Que horror….não quero não…rsrsrsrs
Mórbido, hein!
Credo, isso é estranho….!!