Uma mexicana no Maranhão
13/07/12 13:42Na semana passada, a Samanta Martinez, coordenadora da TdB América Latina, e a Marina Eid, a mais nova dentista da nossa equipe, foram para o Maranhão. A viagem foi um sucesso!!! Mais de 200 crianças triadas e 33 novos Dentistas do Bem cadastrados – 15 em Imperatriz, 14 em Açailândia e 4 em outras cidades da região.
As duas trabalharam tanto que ficaram até meio atordoadas… Numa tarde, a Marina entrou num cartório, crente que estava em um consultório. Na rua, havia uma placa onde estava escrito “casamento” e “certidão”, mas ela se confundiu, achando que “clareamento” e “obturação”…
Elas agitaram as cidades! Conheceram o prefeito de Imperatriz quando foram almoçar no Restaurate Popular da cidade – R$ 1 pela refeição… O encontro gerou uma triagem nova, que não estava prevista.
Em Açailândia, talvez tenham provocado uma crise matrimonial… Elas tentaram convencer o ex-secretário da saúde, que é dentista, a entrar no projeto, mas ele se recusou. Em Imperatriz, conheceram por acaso a mulher dele – que adorou o projeto e se cadastrou!
Para a Samanta, que é mexicana, foi uma experiência nova. Fora uma viagem de lazer para Porto de Galinhas, em Pernambuco, ela nunca tinha ido para o Nordeste. E todo mundo sabe que viajar como turista é beeem diferente…
Depois de três anos morando em São Paulo, ela estranhou o calor, claro… Mas o que mais chamou a atenção da Samanta foi o contraste entre riqueza e pobreza, muito mais gritante lá do que aqui. E a condição da saúde bucal das crianças, que se refletiu no resultado das triagens: tanto em Imperatriz como em Açailândia, 50% das crianças triadas foram selecionadas.
Samanta ficou comovida. “Examinamos bocas completamente destruídas… E as crianças nem têm noção da gravidade dos problemas bucais delas.”
É, essa é a triste realidade da saúde bucal no Brasil… Ainda temos muuuito o que fazer!!!
è Meninas sempre Trabalhando nao importa onde,quando para selecionar esses crianças que tanto precisam do projeto TDB ,vamos cada vez mas selecionar e fazer a diferença na vida de quem tanto precisa.
Passei alguns dias com a Marina pelo caminhãao da Oral B e pude perceber a paixão que ela tem pelo projeto, ela trabalha com AMOR. Agora a Samantha é um doce, ela se dedica de corpo e alma para a TdB. Essas meninas são DEZ. Parabéns pelo lindo trabalho!
Parabenssss Doutoras Samanta e Marina. De grão em grão, iremos mudar o mundo!!!!
Isso aí, as meninas da TdB mandando muito bem no nordeste! O trabalho é grande mas é recompensador. Parabéns meninas!
Queria ter visto a reação das pessoas no cartório… Mas melhor ainda será ver o sorriso das crianças selecionadas depois do tratamento!
Este é o Brasil com suas diferentes realidades.
Esse é o nosso país, Samy! Tão belo e tão feio.
Ainda bem que conseguimos ajudar mais jovens!
Essas meninas arrasam, e na verdade, não existe fronteiras e nem dificuldades para a TdB….
A viagem da Marina e da Samanta foi um sucesso.
Teve triagem, cadastramento de dentistas e até políticas públicas!!
É a TdB expandindo sua ação para a reversão do péssimo quadro de saúde bucal no país.
Venham para Corumbá também!
que bien samanta, cosas nuevas siempre vemos, saludos desde México,
Que disparidade!!!!!!!!!!!!!
Si, esa fiu yo y la Mari… que viaje maravillosos y loco al mismo tiempo… solo aventurasss
Gracias a los chiquitines de cada lugar donde hicimos la evaluacion