Elas estão entre nós
14/06/12 13:30Na terça-feira, publicamos o artigo da dra. Marília Martins, nossa coordenadora de Guarulhos, que participou da primeira triagem do projeto Apolônias do Bem. Se você não leu, clique aqui, é emocionante!
Ela conta que essa experiência a fez perceber que vive num mundo cor-de-rosa… Isso vale para muitas pessoas: é difícil de acreditar nas estatísticas da violência doméstica contra a mulher. A gente não quer acreditar… E pensar que isso pode acontecer pertinho de nós, então, é quase impossível. Mas infelizmente acontece. Em todas as classes sociais, em todos os lugares, com gente como a gente, na casa do lado da nossa…
Quando expliquei o projeto Apolônias do Bem aqui no blog, uma voluntária não dentista da TdB deixou um depoimento que mostra que a violência pode estar ao nosso lado. Pedi autorização dela para reproduzir:
“A violência doméstica, mais do que o físico, fere a alma. O pior é a agressão psicológica que nos coloca sempre para o fundo do poço. Nós nos sentimos um lixo, desprezadas, a pior e mais feia das mulheres, nos culpamos, deixamos de nos amar. Eu conheço essa situação, a vivi por anos até o meu anjinho enviado por Deus chegar a mim, me lançar a corda, me resgatar do poço e falar: ‘Mãe, meu pai só te faz sofrer, você é linda, eu não quero mais te ver triste assim…’ E quando faltam os dentes? Quando essas mulheres não podem sorrir para disfarçar a dor interna? Por muitas vezes nosso sorriso consegue esconder o que sentimos para evitar julgamentos. É humilhante a situação de alguém nos ver passar por uma situação dessas e nos julgar invés de nos estender a mão. Fábio Bibancos frisou bem isso: ‘Não dá pra julgar uma mulher que apanha e continua ao lado do agressor’. São ‘N’ fatores que nos fazem continuar ao lado de homens assim: o medo de nossos filhos passarem necessidades, o medo de perder nossos filhos ou nossas vidas por ameaças e o medo de ver nossos filhos contra nós por conta de alienações parentais. Parabéns a toda a Turma do Bem! Graças ao Luiz Gustavo, em 2009 conheci essa turma abençoada e a cada dia me apaixono mais por todos vocês. Não posso ajudar muito, mas sempre que precisarem de mim podem contar. Serei uma eterna voluntária!”
Temos esperança que um dia tudo isso mude, e a TDB deu o primeiro passo , vamos seguir com essa luta ……..
Eu também me emocionei muito com as histórias na Casa de Isabel. Muito comovente e triste a nossa realidade. Lindo texto, Marília!
Texto muito bom…
Felizmente a TdB esta ai pra ajudar essa mulheres!
Infelizmente uma realidade para muitas mulheres…..
Incrivel o depoimento da Doutora Marília. Se ao envés das pessoas ficarem criticando, agissem para mudar como a Doutora Marília e outras o fazem, o mundo estaria muito melhor!
Felizmente vamos, aos poucos, mudar essa situação…
Muito legal o depoimento da dra. Marília!
O Tom Zé fez uma música muito bonita, sobre o machismo e opressão contra a mulher.
http://www.youtube.com/watch?v=aFzuoSYNXIs
Isso é uma vergonha!
Logo muitas mulheres poderão sorrir
Um texto para se pensar e refletir ,Como cada dia Essas Mulheres que Sofrem e sofreram estao mais perto de nós, essa historia precisa mudar e a turma do bem ja tem seu envolvimento nela,Trazer Sorrisos para quem cansou de chorar!!!!
Deve ser muito difícil levar essa marca da violência no rosto, no sorriso.
Isso mesmo Nícia, só não vê quem não tem olhos pra enxergar tamanha verdade e realidade……sabe pq isso agride o MUNDINHO EGOÍSTA de muitos……TIRA DA ZONA DE CONFORTO……temos compromissos e fazemos parte desta sociedade Hipócrita…..mas juntos a Turma do Bem vem mostrando que é possível ter voz e SER a VOZ dos que se calam neste País de pessoas que só pensam noTER!!!!! Estamos mudando o Mundo sim…. e começando pelo nosso…..AMOOOOOOOOOOOOOOO a Turma do Bem!
Isso tudo é muito conclusivo, só não entende e não se “lança”, quem não quer………. Entenderam todos, ou quer que desenhe????
Essa é a mais pura realidade. òtimo texto Marília.
Como existem lindos anjos terrestres nesse planeta… São essas pessoas que me motiva cada dia… em pensar que existe um futuro melhor para todos..
Toda vez que me lembro daquelas mulheres meu sangue ferve…. quero que tudo se resolva logo para que elas possam simplesmente sorrir!!!!
É tanta coisa boa que a TdB faz que o difícil mesmo é não se emocionar. E é o que é: Só quem vive a situação sabe mesmo a urgência.