Não ao vivo...
13/06/12 13:03De vez em quando, coloco aqui alguns pedidos de tratamento odontológico que recebo por carta, e-mail, até pelo Facebook. Sempre é difícil dizer não, mesmo à distância. Mas a barra pesa mesmo quando você tem de negar olhando nos olhos da pessoa…
A megatriagem do domingo passado foi perfeita, mas teve também estes momentos tristes. Algumas pessoas estavam de passagem e, ao ver a movimentação, paravam para perguntar o que estava acontecendo. Quando explicávamos, muitas delas se animavam: “Ah, é para tratar os dentes de graça? Posso participar?”. Quando ouviam que era apenas para crianças de 11 a 17 anos, a animação desaparecia num passe de mágica…
“Mas e os velhinhos, quem cuida deles?”, perguntou um senhor, com o cabelo todo branco. Diante da explicação de que não é possível atender todo mundo, ele manteve o bom humor: “Tá bom, então eu me abaixo pra ficar menor e coloco um boné… Boné é coisa de jovem, quem sabe assim eu engano vocês!”, disse rindo.
E teve gente que apareceu com o folheto na mão ou tinha visto na imprensa e até já sabia que não se enquadrava, mas resolveu arriscar mesmo assim. Por que não tinha mais o que fazer? Claro que não! É desespero mesmo.
Uma avó chegou com a netinha de três anos e meio. Linda a menina, bem cuidada. Mas não sorria. A avó explicou que era por causa dos dentes. Fez questão de mostrar, a menina toda sem jeito no meio da rua… “Eu vi na TV, sei que é pra crianças mais velhas, mas ela chora… Pede pra mãe arrumar os dentes dela, que estão ruins porque ela teve de tomar muito antibiótico quando era bebê. Os dentes estão manchados, fracos, ela tem vergonha, mas a gente não tem dinheiro pra pagar o tratamento.” E o máximo que pudemos fazer por ela naquela hora foi dar alguns balões…
Essa historias se repetem todos os dias nas casas,familia que sofrem sem o tratamento odontologico quando vamos mudar essas vidas em??? quando o governo vai perceber que o povo nao pode sorrir???
Infelizmente essa não é a primeira e nem será a ultima vez que veremos isso…
:'(
Isso só confirma a justeza das denúncias trazidas pela TdB sobre o péssimo estado em que se encontra a saúde bucal em nosso Estado e país.
Temos como objetivo (e dever) alterar esta realidade definitivamente.
Muito triste …..
triste!!
Que Pena!!! Mas vamos a Luta!
Muito triste!
Corta o coração =/
O que dizer? Essa realidade precisa mudar…
E esses foram os nãos de um dia… De cortar o coração!
triste realidade que pode SIM ser mudada… estamos batalhando para isso!!
Infelizmente mais um não……
Histórias tristes que se repetem sempre. Os jovens que serão tratados pelo menos poderão sorrir novamente.
Hoje fiz triagem aqui na Guarda Mirim de Ourinhos! Muitos precisam, alguns serão escolhidos…
NOSSA COMO EU QUERIA QUE NÃO FOSSE NECESSÁRIO EXISTIR A TURMA DO BEM! COMO EU QUERIA QUE A SAÚDE PUBLICA FUNCIONASSE …ai que realidade melhor teriamos! e como seria bom não dizer esses NÃO’S -de cortar o coraçãoooooo:(
UUUGGGGG…. nudo en la garganta
É dureza… Aqui em Portugal também recebemos muitas ligações pedindo tratamento para os mais velhos.
Temos que fazer nossa parte e mostrar para o povo, que temos que lutar pelo nosso direito. Que a OnG, existe, porque tem falhas na saude publica.
Vamos continuar trabalhando para que essas situações se tornem cada vez menos frequentes até que todos tenham acesso à odontologia.
cadê os governantes?
TRISTE………………PORÉM REAL!!!!!!!!!!
E aí????? Que fazer??? Realmente, triste demais……
De trincar o coração…