Leis, médicos e dentistas
23/05/12 14:43Semana passada, lendo a Folha, vi uma notícia que me chamou a atenção. O Senado, atendendo a uma solicitação da classe médica, aprovou uma lei que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamento de quimioterapia domiciliar de uso oral (se você é assinante, pode acessar a notícia clicando aqui).
Aqui, cabe um parêntese: a notícia é muito boa e vai ajudar muita gente. Mas o que me chamou a atenção foi outra coisa.
É impressionante como a sociedade respeita a classe médica. As pessoas entendem a sua importância, valorizam os seus conhecimentos, escutam as suas reivindicações… E essa influência pode ser observada também dentro do Congresso Nacional. Vira e mexe aparece algum deputado ou senador engajado em causas… médicas! E eles sempre aprovam projetos de leis – ou, pelo menos, fazem barulho e lançam luz sobre alguma reivindicação relevante. Uma loucura!
Nós, dentistas, geralmente não conseguimos nada! Mas isso está começando a mudar. Os dentistas estão se mobilizando! Já contei sobre os projetos de lei para distribuição de kits de higiene bucal e os pactos com os candidatos a prefeito em favor da saúde bucal (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui ). Senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores, nos aguardem, porque isso é só o começo!
Por falta de conhecimento não é ,melhor valorizada.
A classe odontológica tem que mudar, para isso , temos que nos unir. A TdB tem tido uma participação muito importante .
Ainda Bem que estamos Mudando isso com A TDB!!!
Graças a TdB la vem as mudanças!!!
Finalmente esse cenário começa ser mudado…..isso graças as iniciativas e orientações da tdB……
É incrivel como as pessoas não entendem que , problemas graves de saúde tem com sua porta de entrada uma boca mal cuidada , quem sabe com essa mobilização , todos prestem mais atenção a saúde bucal…
Sonho com o dia em que isso vai mudar!
Isso está mudando!
Ainda bem que a TdB com seus voluntários maravilhosos já começaram a mudar esta situação.
Essa batalha é muito díficil mesmo, pelo pouco tempo que me afiliei ao conselho de Psicologia vejo o mesmo problema.
O pacto dos candidatos a prefeito pode ajudar – e muito – a mudar esse cenário, colocando (finalmente!) a saúde bucal na agenda política.
Para isso, organização é fundamental! Como já disseram, os médicos são ouvidos e respeitados por estarem unidos. Com a iniciativa da TdB, avançaremos não somente com os projetos de lei de universalização do acesso ao kit de higiene bucal e com os pactos com os/as candidatos/as à prefeitura, mas cumpriremos efetivamente a missão de valorização da classe odontológica!
TAMO CHEGANDO…
Com certeza é só o começo!!!!!!
Vamos lutar muitooooo e vamos conseguir juntos somos muito forte esta Turma do Bem vai mudar a história!!!!
estou nessa LUTA , desistir NUNCA!!!!!!!
Um ótimo começo! Parabéns.
A classe médica tem mesmo muito poder no Brasil. São muitos médicos vereadores, prefeitos, senadores, deputados – assim fica fácil, né?
só teremos valor para a sociedade e seus representantes quando nos dermos o devido valor. não somos unidos o suficiente nem para exigir tratamento digno por parte dos convênios que exploram vergonhosamente a classe, que dirá para reinvindicar coisa maior junto à classe política. infelizmente a sobrevivência e suas mazelas vem se impondo à ponto da grande maioria simplesmente correr atrás do prejuízo.
o pior é que não se vê luz no final do túnel.