Cotas raciais, uma dúvida (quase) existencial
15/05/12 14:34Ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre as cotas para negros nas universidades públicas. Em alguns momentos, concordo, mas sem muita convicção. Em outras horas, sou contra, meio mal-humorado – gosto cada vez menos dos discursos politicamente corretos.
Quem não tem acesso à universidade? Os pobres, porque a escola pública é ruim.
Existem muitos negros que são pobres. Disso eu não duvido. Quando a escravidão acabou no Brasil, ninguém se importou com o “dia seguinte”. Os escravos saíram das senzalas para as ruas e viraram desempregados sem teto. Mas também existem brancos que são pobres… Por que a cor da pele é que vai decidir quem vai para a faculdade?
Estava pensando nisso quando olhei o mural dos coordenadores da TdB. Tem pessoas de todos os lugares do país. Com idades diferentes, que comemoraram suas formaturas em anos diferentes…
Nenhum deles é negro. Eu e a Samanta, coordenadora do Dentista do Bem na América Latina, provavelmente somos os dentistas com o tom de pele mais escuro…
Se as cotas forem adotadas ou se criarem uma outra maneira de incluir os negros na universidade, talvez o painel da TdB seja multicolorido um dia. Multiétnico de verdade.
Para mim, só uma cor tem importância mesmo: a cor do sorriso. E quanto mais pessoas trabalharem pela saúde bucal, melhor!
acho que as cotas, não resolvem o problema, o que mudaria essa situação seria uma escola pública digna, com uma preparação eficiente para que todos pudessem de forma igual disputar uma vaga na universidade. Quando se coloca cotas se quer dizer que existe uma diferença e isso não é contra o que se prega? igualdade para todos?
Sou a favor de um dia não precisar mais de cotas, para ninguém, que todos tenham a mesma oportunidade de estudar, mas nesse caso sou a favor da cota para pobres, independente da raça.
Acredito que se a qualidade da nossa eduacação fosse muito melhor nas escolas publicas nem precisariamos de cotas para ninguem !!!
no estoy deacuerdo con las cuotas, se que en un futuro el gobierno percibira lo equivocado y marginal que fue… pero tambien hay que preguntarle eso a las personas de raza negra,,, como se sienten respecto a eso??? ellos ayudaran en la discordancia del asunto..
Se a educação fosse de qualidade , não teria necessidade da existênci dessas cotas.15/5/12.Vica
Se o ensino do nosso pais fosse descente não haveria a necessidade de cotas nem para negros , indios ou brancos todos que tivessem a vontade de fazer uma faculdade bastaria tentar ……
Sinceramente, acredito que as cotas não são relacionadas à raça negra pela inclusão social. Essa é somente a desculpa usada. As cotas raciais funcionam assim como as áreas separadas para os gays, no Parque do Ibirapuera, exaltadas pela sexóloga Marta Suplicy… Servem ao propósito oposto ao que pregam, sendo escandalosamente segregativas. Se as cotas defendessem a uma classe (pobre), e não a uma raça, daria pelo menos para acreditar neste óbvio placebo, que existiria apenas para disfarçar a deficiência das escolas públicas do país, geralmente frequentadas por quem não pode pagar por um ensino particular.
Sou contra as cotas Raciais, a favor das cotas para Alunps de escola pública. A favor do aprimoramento das escolas públicas, degradadas, professores mal pagos, desvalorizados. Os alunos de escolas públicas , sem condições de pagar escolas particulares, sãomprejudicados, indedpendente da sua cor de pele, que pra mim, ficou no passado.
apoiado, mto bom, apesar de ser contra as Cotas, acho q ninguém deve ser privilégiado, disputa boa é qdo todos contam com as mesmas armas, não acha????e as armas são DEDICAÇÃO, ESTUDO, VONTADE, GARRA…etc…temos tantos exemplos de pessoas que lutaram sem mtos meios e conseguiram:)
FICO PENSANDO……TENTAR CORRIGIR UM ERO QUE VEM DESDE QUE O PAÍS FOI COLONIZADO, COM OUTRO ERRO? SERÁ QUE ESTE É O CAMINHO PARA EQUILIBRAR A BALANÇA E DEVOLVER A DIGNIDADE A ESSAS PESSOAS? JÁ PARAMOS PRA PENSAR QUE PRA CORRIGIR UMA QUESTÃO DE EXCLUSÃO E RACISMO SÓ SE INVERTE OS PAPÉIS?
QUE LOUCURA E O SUPREMO TRIBUNAL AINDA USA ESTES ARGUMENTOS….SERÁ QUE ELES SABEM COMO ESTÃO SENDO TRATADOS OS NEGROS E ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE?
VERGONHOSO E DEPRIMENTE……EU ESTUDEI MINHA VIDA TODA EM ESCOLA PÚBLICA NA ÉPOCA QUE AINDA SE APRENDIA……HJ COMO ESTÃO CONDUZINDO SÓ NOS MOSTRA que não existe comprometimento com a EDUCAÇÃO NO BRASIL E NEM INTERESSE….ASSIM QUEM NÃO PENSA FICA MAIS FÁCIL DE MANIPULAR……FICA AQUI MINHA INDIGNAÇÃO COM ESTE SISTEMA CORROMPIDO QUE VISA APENAS INTERESSE PRÓPRIO!
Negros de escolas públicas então disputarão com negros de escola particulares? Isso é certo?? Meu entendimento ainda não é claro dos prós e contras das cotas raciais, o que sei realmente, é que a Educação no Brasil precisa melhorar muito e urgente.
Esse é um assunto muito complicado. Não é a cor que define se o cara vai para a faculdade ou não, mais sim o esforço de cada um. Obviamente quem estuda em escola publica tem uma défice grande de ensino. Porem se ele quer, ele chega onde quiser.
O problema está em toda a estrutura educacional brasileira. São muitos problemas e não existe receita de bolo, ainda mais num país de tais proporções, onde convivem povos até com línguas diferentes (indígenas). Agora, o sistema de cotas é um conta-gotas racista. O vestibular, em si, é um exame com critérios bem questionáveis para avaliar se alguém tem ou não condições para ingressar na universidade. Acaba mais por excluir a população do ensino superior do que selecioná-la supostamente com base no seu conhecimento. A solução talvez seja o fim deste exame como um todo em vez de medidas paliativas que viabilizem uma falsa “democratização” do acesso ao ensino superior.
Se a educação da rede pública no Brasi fosse de qualidade, não haveria a necessidade de existir estas cotas.
Sou contra cotas raciais! Totalmente contra! Acho que a capacidade de entrar em uma universidade, no Brasil, não se define pela cor, e sim pela qualidade do estudo até o momento de ingresso na faculdade. Talvez cotas socioeconômicas, ou para estudantes de escola pública, ou um índice de cotas para as escolas publicas de acordo com o desempenho médio da escola no ENEM, algo nesse sentido poderia ajudar mais os jovens.
Cotas raciais são um assunto polêmico. Há quem seja a favor, outros acreditam que seria melhor adotar cotas sociais (para pobres “de todas as cores”). E há também aqueles que são contra qualquer tipo de cota. Num mundo ideal, cotas realmente seriam desnecessárias, mas estamos muito longe de vivermos em um paraíso com arco-íris no horizonte. Por isso pessoalmente sou a favor das cotas raciais, sim.
Também tenho duvidas sobre minha opnião a respeito. Certa vez ouvi alguém dizer que “essa seria a única forma de, aos poucos, criarmos uma sociedade menos preconceituosa e, quiçá, a longo prazo, poder melhorar o nível social dos negros no Brasil…”
E o branco pobre que sonha em fazer faculdade?
pobres dos negros de escola publica que estarão em desvantagem por ter que concorrer com negros de escolas particulares, vai acabar q os ricos novamente se darão bem, como sempre foi no nosso Brasil. Sou contra a cota de negros por esse fator, as cotas sociais jah engloba o necessário, negros e brancos tem a mesma inteligencia, então deixe os negros ricos competirem com brancos ricos e os negros pobres competirem com negros pobres, isso sim é justiça.
Só uma cor tem importancia: a da alma. Se é que existe cor para ela. Temos que olhar a integridade de cada pessoa. Esse deveria ser o divisor. Sobre cotas… o tempo dirá!
Eu sou contra as cotas, pois eu acho uma forma de discriminação,pois ao meu ver TODOS podem chegar aonde quiser, basta querer. Nasci em um lugar desprovido de tudo, mais sempre lutei e consegui.Tive que enfrentar mais dificuldades que outras pessoas, sim. Mais isso só dignifica o que eu consegui. Converso com muitos jovens pobres e conto a minha história, pois se eu consegui estudar eles tembem podem.
concordo em partes hellen, eu estudei até o 1 ano do ensino médio em colégio publico e no segundo e terceirão em particular, e la dentro no ensino médio jah percebi tamanha diferença de ensino, educação, grade horária e matérias dadas, eu não sabia nada!!! e eu sempre fui esforçada e quietinha (tirando as vezes q eu e minha irmã gemea nos matávamos na aula kkkkkk mas não era bagunça rs) então sim, há muita dificuldade em estudos e esforços, não adianta se esforçar se não há base, não há professores qualificados, sou a favor das cotas sociais pra ajudar a colocar qm não tem condições de pagar por um bom estudo em competitividade com qm pode pagar, é o mesmo q nós fazemos, somos as cotas sociais dos sorrisos, damos a chance de qm não pode sorrir de competir por um emprego com qm pode.. 😉
Não é a “COR” da pele que define o “CARATER”…A primeira está na superfície, enqto que o segundo está no lado de dentro……
É uma questão que também não tenho total opinião, mas penso que temos que manter o foco de que a cota (para negros, pobres, etc…) deve ser um meio, e não um fim. Um processo para buscar uma sociedade mais justa, primeiro com menor disparidade entre raças e grupos e, um dia (penso eu), conseguirmos pensar uma sociedade em que universidade não é apenas um meio de ascensão social. Por tantas razões…