Com vocês, Lu Grimaldi!
30/03/12 13:00Nestes 10 anos de TdB, tive a sorte de contar com a ajuda de muita, mas muuuita gente mesmo, que nada tem a ver com odontologia. São amigos queridos que se sensibilizaram com a nossa causa e sempre estão dispostos a divulgar, participar, ceder seu tempo… Nunca vou conseguir agradecer o suficiente!!!
Quero que você conheça melhor essas pessoas tão generosas… E vou começar com a Lu Grimaldi que, depois de nos ajudar tanto em Portugal, voltou pra cá e enfrentou uma barra pesadíssima. Mesmo assim, ela esteve – e está – sempre presente. Com vocês, nossa madrinha Lu Grimaldi!
Por que você se tornou atriz?
Porque eu queria colocar a boca no trombone. Naquela época do AI-5, nos anos de chumbo, eu tinha duas escolhas: as armas ou a palavra. Como sou uma pessoa do bem, escolhi a palavra para poder denunciar, contar estórias, fazer história e narrar a história.
Quais são os seus personagens mais marcantes?
Impossível escolher, amo todos. Mas sem dúvida começo falando da Leonora da novela “Terra Nostra” de Benedito Rui Barbosa, pois fiquei conhecida no mundo de um dia para o outro e tive reconhecimento. Em “Sonhos Tropicais”, longa-metragem de André Sturn, fiz uma polaca judia e aceitei o desafio de falar em ídiche , uma língua em extinção). Em “Um só coração”, minissérie de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, fiz uma alemã. Incrível, falei de três personagens de línguas distintas e não falo direito nem o português! Ah, e Vita Sackville-West, aristocrata Inglesa, na peça teatral “Violeta Vita”. Acredito que são marcantes porque todas têm em comum o fato de serem pessoas longe de sua terra natal, estrangeiras. Ou, no caso da Vita, estrangeira em sua própria terra.
Como você se aproximou da TdB?
Aproximou ou apaixonou? Eu me apaixonei pela paixão do Fábio. E essa paixão foi aumentando com o passar dos anos. Desde mais ou menos 1994, quando o Fábio criou “Adote um Sorriso”, que evoluiu e se tornou a TdB. O Dentista do Bem, o Sorriso do Bem me emocionam de uma maneira única, que alimenta cada vez mais essa paixão e me faz querer estar mais próxima.
Você é considerada por muitos de nossos voluntários como a Madrinha da TdB. O que você acha desse título?
Orgulho-me em ser chamada de madrinha. Orgulho-me por ter sido escolhida, eleita pelos próprios dentistas.
No último evento, o Sorriso do Bem de 2011, você participou dos quatro dias de capacitação junto com 400 dentistas da nossa rede. Quais foram suas impressões?
Senti aumentar minha paixão e meu orgulho pela TdB. Eu sabia que, só sendo muito organizada, a TdB poderia estar onde está hoje. Mas fiquei estupefata. A qualidade organizacional, administrativa, de conteúdo e o tratamento para com os dentistas voluntários… Foi e é uma das melhores experiências da minha vida. Se todos se organizassem desta maneira, o mundo seria muito melhor. Aqueles quatro dias foram a confirmação que a salvação do planeta só é possível se fazendo um trabalho do bem. Ser voluntário é algo espontâneo, de vontade própria. É tão difícil as pessoas quererem se doar, principalmente neste mundo de hoje, sem tempo, mais que nunca individualista… É tanta descrença, tantas dificuldades que cada ser humano enfrenta… Minha reverência a cada voluntário pela sua dedicação e luta. E quando os que ainda não são voluntários experimentarem, vão sentir que o maior beneficiado somos nós mesmos.
Na sua opinião, por que o governo não toma nenhuma atitude em relação à saúde bucal?
Há cinco décadas, eu vejo um Brasil de políticos preocupados apenas com seus ganhos. Desde criança vejo alguns caras, que estão até hoje, coronelizando aquilo que é nosso. Os prometidos investimentosna educação e saúde não foram feitos porque não interessa a esses senhores que estão no poder que o povo tenha educação, porque quando se tem educação, se entende a informação e aí a escolha é sua. Isto não interessa à eles, é mais fácil dar uma dentadura.
O que você acha dos escândalos de desvio de verbas públicas envolvendo algumas ONGs?
Sinto vergonha, muita vergonha. E uma grande preocupação, pois, por causa destes aproveitadores safados, ladrões, em um primeiro instante pode haver mal-ntendidos. Vai parar tudo no mesmo saco e imagino que possa dificultar o trabalho sério de cada dentista em sua pequena ou grande cidade. Mas já temos credibilidade, queremos continuar crescendo mais e mais, então essas vergonhas são aquelas pedras que encontramos no caminho. Como a água, vamos ultrapassar e mais investidores, benfeitores, apoiadores e voluntários se juntarão à TdB. Vamos conquistar o mundo!
Como você acha que sua obra pode ajudar o mundo?
É natural qualquer pessoa querer marcar sua passagem e fazer história. Eu já tive a preocupação de deixar uma marca importante na história da humanidade. Hoje sei que tocar um coração que seja se reproduz como uma corrente do bem. Sinto que já toquei vários corações e cabeças com meu trabalho de atriz. E hoje, como voluntária da TdB, penso que posso participar desta obra e ajudar a fazer o planeta ser melhor. Isto é ajudar o mundo, não é?
Lú,
O seu carinho conosco é muito gostoso. Nossa madrinha só pode ser você. Beijão
Além de ser realmente a madrinha da TdB, ainda é uma grande companheira, sempre nos incentivando e acompanhando em todos os momentos. Muito feliz de tê-la conosco!
Bem, a Lu Grimaldi, é uma mulher sensivel e muito guerreira. É muito bom ter-la ao nosso lado. Ela é nossa madrinha, grande orgulho.
Lú,nós também adimiramos o trabalho desta turma super do Bem e ficamos satisfeitíssimos em saber que sua participação é tão importante.Acho que voc~e realmente pos a boca no trombone!
Admiro, respeito e me espelho em pessoas como essa mulher, um exemplo de vida, como mãe, amiga, mulher e atriz.
Parabéns Lu!!
Lu Grimaldi, sempre a mesma Lu! Excepcional!
Lu, porisso mesmo madrinha da TdB. tem carinho, amor e cuidados especiais com sua afilhada. A convivencia com vc nos acrescenta muito.bj
Com a Lu como como madrinha a TDB esta em otimas mãos ……
Luuuuuuuuuuuu \o/
Lu..vc é ainda sim a Veneranda desse mundo!! Sua representatividade emana sua energia mais pura!! Valeu!! Bjs
Lú, por isso você é tãoespecial…Bjs
Me apaixonei pela sua simplicidade e amor ao social. Ela é realmente uma grande mulher!
Lu….vc também nos emociona e muito….sua humildade e dedicação nos faz sentir que como existem,ainda muitas pessoas do bem….obrigada.por nos dar este super apoio,beijao
Lu vc é epecial e muito querida! Obrigada por ser parte da TdB!
Essa mulher é maaaaaaaaaaaaaaaara!!!!!
Como sempre vc mandou mandou muito bem, Lú!!!!!Madrinha incrível!!!!!
Minha querida Lú Grimaldi… Lindas e verdadeiras palavras… A nossa escolha em ter vc como “MADRINHA” não podia ter sido tão mais adequada…. Ah!!! me sinto “reverenciada”. Grata por sempre nos colocar “para cima”….
Grande LU!!!Nossa eterna madrinha….
Grande Lu !!!! Como ela mesma diz : Vamos Conquistar o Mundo com Amor ! Exemplo de vida . Amo !
Beijos, Marcelo