A bela Zezé Macedo
16/03/12 14:33Sexta-feira… Aqui vai uma sugestão de programa bem legal para quem está em São Paulo: ver a peça “A Vingança do Espelho: a História de Zezé Macedo” (mais informações aqui). Acho que a maioria das pessoas se lembra da Zezé, que fez o papel da Dona Bela na Escolinha do Professor Raimundo durante muitos anos. Não lembrou ainda? Era aquela que falava “Só pensa… NAQUILO”, virando os olhos.
A peça é ótima! A Betty Gofman interpreta a Zezé Macedo. Quer dizer, não é bem isso… Ela interpreta uma atriz de um grupo de teatro que está se preparando para encenar a vida da Zezé. E a Betty se transforma em Zezé na frente da plateia, olha só:
Betty Gofman como Zezé Macedo (Foto: Guga Melgar)
O elenco da peça “A Vingança do Espelho: a História de Zezé Macedo”, da esquerda para a direita: Marta Peret, Betty Gofman, Tadeu Mello (na frente do espelho), Mouhamed Harfouch e Marcelo Várzea (Foto: Guga Melgar)
Conversando sobre a peça, fiquei sabendo de coisas que jamais imaginei sobre a Zezé Macedo. Perdeu o pai bem novinha; casou, teve um filho, ele morreu com um ano de idade – o trauma foi tão grande que a voz dela sumiu. Foi pro Rio de Janeiro, teve um monte de empregos e a carreira de atriz e comediante só deslanchou quando ela tinha 38 anos. É a atriz que mais fez filmes no Brasil (mais de 100!!!) e interpretou a Dona Bela por 11 anos. Era reservada na vida pessoal, mas se atirava nos personagens – literalmente, do tipo que se joga no chão sem medo de ser feliz. E… era obcecada com a aparência!
Durante uns 20 anos, ela fez plástica de dois em dois anos. Dá pra imaginar? Pior: ela era bonita! Talvez as pessoas não percebessem, porque queriam mais era rir dos seus personagens caricatos, com penteados esquisitos, maquiagem pesada, caretas… A beleza não importava muito pro público. Mas importava pra ela.
Uma mulher super talentosa, com uma carreira de sucesso e, mesmo assim, presa por essa ditadura da beleza e da juventude eterna… Acho meio triste. Se cuidar é muito bom, obrigado, é legal se olhar no espelho e gostar do que vê. Mas usar o espelho pra procurar defeito em nós mesmos pode ser uma tortura…
Linda Historia de Vida muito bem interpretada Otima para se pensar e Admirar!!
Uma história de vida para se refletir.
“Boa história de vida”….Pena que o espelho, acaba sempre mostrando realmente o que se vê, cedo ou tarde….. Gostaria muito de ver a peça…..
puta atriz. nao sabia da peca. valeu pela dica.
qro ver isso!!!
Uma grande atriz interpretando outra grande atriz… deve ser incrível!! boa pedida pro fds…
quero ver!!
Perguntaram-me, certa vez, qual a mulher que me parecia mais bela. Respondi: todas.
E excessões não há, basta lembrar-nos de Zezé Macedo, Dercy Gonçalves, Elza Soares como exemplo de grandes mulheres.
Zezé Macedo faz parte da história do humorismo brasileiro e era dona de um estilo inconfundível. É uma homenagem mais do que bem-vinda!
Tem muita gente falando desta peça , quem já viu elogiou muito , pois revela coisas que não sabíamos sobre tão maravilhosa atriz…..
Excelente recomendação! A Betty é uma grande atriz!
Vale a pena por uma história bem construida e fundamentada e também pela ótima intrepretação da Betty.
O problema de procurar defeitos em frente ao espelho é que geralmente se encontra… tendo ou não.