Também choro...
14/03/12 13:08Infelizmente, mais um “não”….
“Prezado dr. Fábio Bibancos,
É com muito prazer e muita alegria que escrevo esta pequena carta para contar o porquê de muita tristeza. Desde os meus 14 anos, comecei a perder meus dentes devido às cáries. Sem ter dinheiro para fazer tratamento dentário, os dentes foram quebrando. Estou quase sem dentes e essa é a minha tristeza. Sofro muito com dores nos dentes e também com mau hálito, além dos preconceitos. Já não aguento mais. Todo mundo diz que tenho boa aparência, só falta endireitar os dentes.
Doutor, já perdi vários empregos, porque, quando eu abro a boca, parece que as pessoas fogem de mim. Para eu poder rir ou falar, tenho que botar a mão na boca de tanta vergonha que sinto. Os empregos que eu arranjo são em casa de família e, mesmo assim, as pessoas ficam olhando e rindo. Eu não paro em emprego nenhum. Estou atualmente com 31 anos, preciso trabalhar para criar meus dois filhos, mas estou achando muitas dificuldades. Eu sou alvo de várias piadinhas, como desdentada, sem dentes, boca podre…
Eu choro muito de tristeza. Até parar de estudar eu parei. Era meu sonho terminar meus estudos, mas eu tenho vergonha. Às vezes eu vejo na televisão as atrizes, os artistas com aquele belo sorriso e os dentes lindos e me dá inveja por não poder sorrir, não poder conversar e me comunicar com as pessoas.
Vi uma reportagem sobre a ONG Turma do Bem, que atende jovens e adolescentes carentes. Eu não me enquadro nesse quesito, mesmo assim resolvi tentar a sorte, porque minha fé é muito grande.
Doutor, não tenho condição nenhuma de pagar um tratamento odontológico, é muito caro. O que eu ganho só dá para pagar o aluguel da casa e comprar uma comidinha para mim e meus filhos. Vivo com pouco mais de R$ 400, pago um aluguel de R$ 200 e, com o que sobra, eu pago as continhas pequenas. Não tenho marido, moro só com meus filhos.
Por isso eu peço ao senhor que me ajude nesse tratamento que vai me fazer sorrir, falar com as pessoas sem ter vergonha e arranjar um bom trabalho para sustentar meus filhos e viver dignamente, sem as pessoas me jogarem piadinha. Ouça o clamor de uma necessitada que precisa trabalhar honestamente sem preconceito nem vergonha de abrir a boca. Que Deus, o Eterno Criador, toque o seu coração amado. Grata,
A.”
nosssssssssa eu tb preciso mto mto mtooo da bondade desse ANJO q vc tenha seu tratamento… desejo de CORAÇÃOOOOOO!! FIK C/DEUS
meu Deus, como nosso sorriso e importante e nos faz tanta falta! em ler podemos sentir o sofrimento dessa mulher…
Eu acredito que um dia isso vai acabar, pois a TDB irá se expandir de tal forma que conseguirá atender a todos antes de chegarem a maioridade!!! Torço para que esta mulher encontre uma outra alternativa para sorrir!!!
É tristye, mais essa realidade é mais comum do que se imagina. Estamos lutando para mudar, mais temos muito trabalho ainda, não podemos desanimar e sim lutar para que daqui alguns anos, não tenhamos mais essas cartas.
Por mais que a TdB e seus voluntários façam, casos tristes como o desta moça só vão deixar de existir quando houver uma política efetiva de saúde bucal no país. Mas parece que muitos políticos ainda preferem trocar votos por dentaduras…
Meu Deus é incrivel perceber que a TDB tem muito a fazer pelo mundo e o quanto de pessoas sofrem por nao ter um sorriso bonito essa situação tem que mudar mas ate que isso aconteça Vamos com tudo nos jovem da TDB para mudar o nosso futuro e tentar apagar as magoas do passado !!
Nossa luta não tem fim, pois nossa meta, é não mais nos depararmos com realidades como estas…. Até qdo???
Continuaremos trabalhando para viver o dia em que pedidos como esse sejam apenas lembranças de um passado triste.
aiiii poxa!!! frustrante né?! oh Meu Deus cadê as politicas de Saúde Bucal funcionando, cadê a rede publica trabalhandoooo??? aiiii alguém tem q fazer alguma coisa, além da TDB…rs, indignada!:(
A pior parte de dizer não é saber que realidades como essa são quase regras Brasil afora.
Já fizemos muito. Mas histórias como essa me fazem lembrar que ainda há bastante coisa a ser feita!
Isso só reforça o impacto que a falta de um sorriso saudavel pode causar na vida de uma pessoa. tomara que ela encontre algum caminho.