Livre... em Portugal
09/03/12 13:23Há uns dias, estava circulando a notícia de que será votado um projeto de lei para proibir o consumo de bebidas alcoólicas em ambientes públicos do estado de São Paulo, como praças, calçadas e praias. Os apoiadores dizem que é pra restringir o consumo de álcool e drogas.
Não estou querendo defender bêbados irresponsáveis, não, mas acho que o buraco é mais embaixo…
Já fui algumas vezes para Portugal. E, da primeira vez pra cá, a diferença é grande. Dá pra perceber fácil que o país está em numa crise econômica séria.
Os portugueses estão mais pobres. Têm pessoas pedindo dinheiro nas ruas. O desemprego é grande e a falta de perspectiva também. Mesmo assim, eles se divertem. Pra não gastar muito, compram uma cervejinha e saem andando pelo bairro. Tranquilos. Livres.
Vai tentar fazer isso em São Paulo… Você não volta pra casa inteiro!
Nós não estamos em crise. Muita gente deixou de ser miserável. A classe C está consumindo mais. A distribuição de renda continua desigual, mas melhorou um pouco. Já a segurança…
No Brasil, não me sinto cidadão. A violência impede meu direito de ir e vir – com cerveja na mão ou não. Viramos reféns de nós mesmos, presos nas nossas casas, sempre com medo.
Acho que a segurança pública é um divisor de águas para a qualidade de vida. Todo mundo merece ter dinheiro suficiente pra viver com dignidade. Mas essa dignidade também inclui poder andar pelas ruas da sua própria cidade sem medo. Sem isso, é cidadania capenga.
Sem comentários!!!!
Nossa, eu estendi minha viagem e fui para França e Espanha, e o que mais me impressionou foi justamente isso, a segurança e o respeito ao proximo.
Reféns da violência… Triste.
Creio que a segurança é um problema… mas a sua solução não se restringe a colocar mais polícia na rua!!!
Concordo plenamente…
A epoca da lei seca na europa foi o periodo que mais se consumiu bebidas… hora de acordar para coisas que realmente importam.
Está sendo prática do governo, principalmente o paulista, em criar leis que camuflam a falta de sua efeciência. Está tendo violência nos jogos de futebol? Vamos proibir o consumo de alcool nos estádios e por aí vai.
TÃO DESENVOLVIDOS EM ALGUMAS COISAS E TÃO RETRÓGRADOS EM OUTRAS. TALVEZ, INCOERÊNCIA TENHA VIRADO A PALAVRA DE ORDEM POR AQUI E EU NUM TO SABENDO…
A questão da segurança pública é muito mais ampla e inclui problemas estruturais graves. Acho que uma lei como esta fará pouca ou nenhuma diferença nas estatísticas da violência em São Paulo.
Acho que antes de dar embasamento para proibir o alcool em praças publicas, deveriam antes cuidar da segurança, para depois pensar em um projeto como este. Pois de que adianta diminuir os acidentes ou bricas causadas por bêbados se ainda assim iriamos ter, muitos assaltos, espancamento a homossexuais como ocorre na paulista é divulgado na mídia. Porem não é nada feito.
Tenho uma filha que mora em Londrina, cidade linda e muito violenta. Ela já foi assaltada ao meio dia, indo do apto para a padaria comprar um lanche. Levaram celular, dinheiro e a sua paz…e a minha também! A outra filha mora nos USA desde os 15 anos, e minhas preocupações com ela sao bem diferentes. No estado que ela mora, a bebida alcoólica é vendida somente com a apresentação de identidade, para maiores de 18 anos. O consumo de bebidas alcoólicas é proibido em lugares públicos, mas a segurança é realmente de dar inveja!